Tecnologia

Yahoo compra Musicmatch por US$ 160 milhões

Com o novo portal, Yahoo passa a explorar o mercado de venda de músicas online. Aquisição deve ser concluída no quarto trimestre

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.

O Yahoo anunciou nesta terça-feira (14/9) a compra do portal de música Musicmatch por 160 milhões de dólares. "O Yahoo pretende se tornar a maior empresa de música digital do mundo", afirma o executivo-chefe da companhia, Terry Semel. Esta não será a primeira incursão do Yahoo pelos serviços de música digital. A empresa já possui um site chamado Launch, que oferece informações sobre artistas e downloads de canções e vídeos. Tanto o Launch quanto o Musicmatch possuem também serviços de rádio via internet.

O Launch, contudo, não vende músicas online por meio de downloads. Esse mercado começará a ser explorado pelo Yahoo agora, com a compra do Musicmatch, portal fundado em 1997. Além da comercialização de canções, iniciada em 2003, o portal também criou um software popular nos EUA, que ajuda o usuário a organizar coleções de música digital em seu microcomputador e a gravar CDs a partir das músicas baixadas da rede. Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, o Musicmatch possui mais de 700 mil músicas para download.

A briga no mercado de venda de músicas online está esquentando. A Apple, por exemplo, enfrenta a concorrência acirrada da Microsoft e da Sony, entre outros. Um dos motivos é que está crescendo o interesse das gravadoras em licenciar seu conteúdo. No começo deste ano, o Wal-Mart lançou sua loja virtual de música. No mês passado, foi a vez da Microsoft revelar seus planos para o setor. O Yahoo pretende concluir a aquisição do Musicmatch até o quarto trimestre.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Loja de Black Myth: Wukong no Tmall fatura US$ 410 mil em três dias

Setor fotovoltaico na China projeta alta de 10% na capacidade instalada

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial