EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h29.
O Yahoo quer voltar a ser a principal ferramenta de busca da internet. Depois de perder o posto para o Google, o portal planeja nos próximos meses começar a usar uma tecnologia própria de pesquisa e abandonar a ferramenta daquele que se transformou no mais popular site de buscas.
De acordo com reportagem do americanao Wall Street Journal, a notícia não foi uma novidade completa para o Google. Ainda no ano passado, o Yahoo anunciou que havia gasto cerca de 2 bilhões de dólares na aquisição de empresas que ofereciam tecnologias de busca similares. Mas o fato de que a troca das ferramentas poderá acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano não vem numa hora boa hora para o Google: o período da mudança poderá coincidir com a data da abertura de capital do site na bolsa de valores americana e prejudicar um dos mais esperados IPOs dos últimos tempos. O Yahoo sempre recorreu a outras empresa para oferecer o serviço de busca a seus usuários e a tecnologia do Google é usada desde 2000.
IPO
Quase todo o mercado aposta que a oferta pública de ações da Google sai ainda no começo do ano - quem sabe em abril. Especula-se, ainda, que a empresa pretende levantar aproximadamente quatro bilhões de dólares com a venda de suas ações.
Segundo o site Newsday.com, a empresa do buscador atualmente mais usado no mundo contratou dois bancos de investimentos - o Morgan Stanley e o Goldman Sachs Group - para cuidar de seu IPO. Nenhum dos envolvidos, no entanto, confirmou a informação até agora.
Já o San Francisco Chronicle conta que há mais dois bancos locais - o Thomas Weisel Partners e o WR Hambrecht & Co - envolvidos na operação.
De qualquer forma, existe um certo medo no mercado que a oferta de ações da Google, aguardada com grande expectativa, termine como o IPO da Netscape (1995), que foi um dos maiores sucessos do mercado financeiro - mas acabou aumentando a euforia do mercado que culminou com a explosão da bolha da internet no final dos anos 90.