Xiaomi: empresa chinesa quer ser uma rival para o Google e a Amazon (Xiaomi/Divulgação)
Rodrigo Loureiro
Publicado em 22 de junho de 2020 às 12h05.
Última atualização em 22 de junho de 2020 às 12h05.
A Xiaomi apresentou o Mi TV Stick em maio deste ano e se postou com uma desafiante para Google e Amazon em um mercado dominado por dispositivos como Chromecast e Fire TV Stick. Mas combater essas rivais pode não ser tão simples, ainda mais se o dispositivo chinês chegar mais caro do que seus concorrentes, como pode ter revelado um vazamento recente.
Segundo informações e imagens obtidas pelo site GizmoChina, aparelho chegaria em duas versões e custaria a partir de 49 dólares em sua configuração mais simples, com 1 GB de memória RAM e capaz de transmitir conteúdo em qualidade Full HD. A versão 4K, que tem o dobro de memória RAM, tem preço sugerido de 133 dólares. Para efeito de comparação, o Chromecast custa 29 dólares e o Fire TV Stick sai por 40 dólares.
A expectativa da Xiaomi, então, deve ser tentar ganhar os consumidores pela qualidade. O aparelho de fato parece ser interessante. Nos detalhes técnicos, o gadget conta com 8 GB de espaço de armazenamento, conexões Wi-Fi Dual-Band e Bluetooth 4.2, suporte para som nos padrões Dolby Atmos e DTS Surround e sistema operacional Android 9.0. Há ainda suporte para o assistente de voz Google Assistente.
É também interessante a adição de um controle remoto próprio para o uso do aparelho. O controlador tem design simples e conta, inclusive, com botões próprios para acesso a serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video.
Apresentado em maio deste ano, o Mi TV Stick ainda não tem previsão para ser lançado. A expectativa do mercado, até por conta dos vazamentos, é de que o produto chegue às lojas durante o mês de julho, mas a Xiaomi ainda não revelou uma data oficial para isso acontecer.