Depois que a Electronic Entertainment Expo (E3) de 2023 foi cancelada, as empresas de console e produtoras tomaram a frente na hora da divulgar a grade de lançamentos do ano.
O primeiro grande evento do novo formato foi o da Sony, com um showcase realizado no fim de maio. No domingo, 11, foi a fez do Xbox, que apresentou 11 novos títulos e atualizações para o console, e dividiu a apresentação para um anúncio exclusivo do 'opera espacial' Starfield, a grande aposta para os próximos anos no gênero RPG.
Os dois eventos - que ocorreram consecutivamente - deixaram bem clara a estratégia da empresa: o serviço de assinatura Game Pass é o centro da conversa da Microsoft nos consoles. Para a companhia, jogos viraram serviço.
O sinal mais claro é que grande parte dos títulos apresentados, que incluem games conhecidos como Forza, Fable e Hellblade, terão disponibilidade para os assinantes desde o primeiro dia do lançamento.
A grade exibida no evento de domingo prevê lançamentos até o primeiro semestre de 2024, que incluem produções, digamos, menos robustas, como 33 Immortals, mas vai até os AAA do nível de Microsoft Flight Simulator 2024.