Steve Wozniak, cofundador da Apple, em evento (Bryan Steffy/Getty Images)
Laura Pancini
Publicado em 15 de setembro de 2021 às 09h39.
Richard Branson, Jeff Bezos, Elon Musk e agora Steve Wozniak. O cofundador da Apple anunciou que uma nova empresa de exploração espacial está chegando, mas, por enquanto, divulgou apenas seu nome: Privateer Space.
O anúncio foi feito por Wozniak em seu Twitter. "Uma companhia espacial privada está começando, ao contrário de outras", escreveu o engenheiro na publicação.
A Private space company is starting up, unlike the others. https://t.co/6s8J32mjuF
— Steve Wozniak (@stevewoz) September 13, 2021
Apesar da cutucada de Wozniak aos concorrentes, o vídeo repete uma mensagem já dita pelos três sobre a exploração espacial: não é uma competição, tudo é pelo bem da humanidade.
"Esta não é uma corrida. Não é uma competição ou um jogo. Não somos uma pessoa, uma empresa ou uma nação. Somos um planeta", disse a Privateer no vídeo de anúncio.
Ironicamente, "privateer" significa "corsário" em português. O corsário era alguém autorizado pelo governo a furtar navios de outros países. Mas mais informações precisam ser divulgadas para entender se esse é realmente o significado por trás do nome da companhia — vamos esperar que não.
Bastante enigmático, o vídeo não dá muitas informações sobre qual área da indústria de exploração espacial a Privateer vai se encaixar. Mas, como a empresa afirma no próprio vídeo, "o céu é o limite".