Tecnologia

Windows 8 fica pronto até junho, diz Nokia

Executivo da Nokia diz que o Windows 8 fica pronto até junho e que a empresa já desenvolve um tablet com o novo sistema operacional da Microsoft

O Lumia 800 é um dos primeiros smartphones da Nokia com o Windows Phone. Em 2012, a empresa deverá ter um tablet com Windows 8 (Divulgação)

O Lumia 800 é um dos primeiros smartphones da Nokia com o Windows Phone. Em 2012, a empresa deverá ter um tablet com Windows 8 (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 09h57.

São Paulo — Ao anunciar a chegada dos smartphones Lumia à França, ontem, Paul Amsellem, o principal executivo da Nokia naquele país, deixou escapar que a empresa desenvolve um tablet com o Windows 8. Segundo ele, o tablet será lançado em junho do próximo ano, o que significa, é claro, que o novo sistema operacional da Microsoft estará pronto até esse mês. A notícia foi divulgada pelo site francês Les Echos

Além de suceder o Windows 7 nos PCs, o Windows 8 deverá rodar também em tablets. Não se espera que ele consiga superar o iPad em popularidade num futuro próximo. Mas é provável que a solução da Microsoft agrade a usuários que desejam rodar aplicativos típicos de PC no tablet, especialmente em empresas.

O Gartner Group divulgou, em setembro, um estudo em que prevê que a Microsoft terá apenas 4% de participação no mercado de tablets em 2012. Essa parcela deve crescer para 10,5% em 2015. Se esses números se concretizarem, o Windows estará em terceiro lugar em 2015, atrás do iPad, que terá 46%; e do Android, que vai corresponder a 36% das unidades vendidas.

A Nokia não confirmou oficialmente a informação divulgada por Amsellem. Mas ela não surpreende. Não faria sentido a Nokia ficar fora do mercado de tablets. E, em vista da parceria que a empresa finlandesa mantém com a Microsoft, é natural que ela adote o Windows 8 como sistema operacional para esses aparelhos. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftNokiaTabletsTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro