Tecnologia

Windows 8 derrubou vendas de PCs, diz Samsung

Segundo o executivo responsável pela área de chips da Samsung, o sistema não cativou o público, que segue preferindo comprar um smartphone no lugar de um PC novinho


	O Windows 8 ainda está presente em poucos computadores, segundo pesquisa da empresa americana Net Applications
 (Mario Tama/Getty Images)

O Windows 8 ainda está presente em poucos computadores, segundo pesquisa da empresa americana Net Applications (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2013 às 09h08.

São Paulo - Jung Dong-soo, executivo responsável pela área de chips da Samsung, achou um culpado para a queda nas vendas de PCs: o Windows 8, sistema operacional da Microsoft.

Em entrevista a jornalistas em Seoul, ele explicou que o sistema não cativou o público, que segue preferindo comprar um smartphone no lugar de um PC novinho.

O executivo também disse estar desapontado com a Microsoft, que não trouxe inovações a ponto de ser uma plataforma competitiva, como eram os antigos lançamentos da empresa.

Dong-soo não parou por aí: disse que os fabricantes de computadores, como a Samsung, tinham em mente que o Windows fosse um sucesso imediato.

Mas o que aconteceu foi uma chuva de críticas por causa dos recursos que não cativaram o mercado e nem o público, que preferiu ficar com o Windows 7 ao invés de migrar para a nova versão.

O executivo afirmou que não vê melhora nas vendas do Windows 8. Como teme o futuro do computador pessoal, ele direciona os esforços do seu departamento de chips para desenvolver smartphones e tablets. Esses gadgets, diz ele, têm potencial garantido para o futuro.


Crise – O Windows 8 ainda está presente em poucos computadores, segundo pesquisa da empresa americana Net Applications. Pelo terceiro mês consecutivo, o novo sistema operacional da Microsoft está crescendo abaixo do esperado.

No último mês, a plataforma chegou aos 3% dos PCs com Windows, contra 2,6% de janeiro. A rejeição dos usuários ao sistema pode ser ainda maior do que o fracasso do Windows Vista. Lançado em 2007, o sistema operacional estava presente em 4% de PCs com Windows após quatro meses disponível.

Segundo a pesquisa, até o momento, 44,55% dos usuários possuem o Windows 7 embarcado nos computadores, enquanto que o Windows XP – lançado há 11 anos – ainda está presente em 39% dos PCs.

De acordo com o site CNet, um dos motivos da baixa adoção é a nova interface. Chamado de Metro, o visual do novo Windows substituiu o botão Iniciar padrão por um painel com ícones de aplicativos, em uma organização semelhante ao sistema para smartphones Windows Phone Mobile.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungWindowsWindows 8

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump