Tecnologia

Windows 10 foi de 14 para 67 milhões de dispositivos em 24h

A empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders já no dia 28 deste mês e só depois partindo para os usuários, no dia marcado para o lançamento


	A empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders e só depois partindo para usuários
 (Reprodução)

A empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders e só depois partindo para usuários (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2015 às 15h42.

A Microsoft divulgou na noite da última quinta-feira que mais de 14 milhões de dispositivos já estavam com o Windows 10 instalado. Mas o número pode ter quase quintuplicado em menos 24 horas: segundo uma fonte ouvida pelo site Windows Central, o número de downloads do sistema operacional chegou aos 67 milhões ainda na manhã desta sexta-feira.

O número ainda não é oficial, mas mostraria por que a Microsoft fez bem em se preocupar tanto com a questão da distribuição da atualização.

Conforme explicou o blog Internet Phenomena, a empresa entregou o update em “ondas”, começando pelos Insiders já no dia 28 deste mês e só depois partindo para os usuários, no dia marcado para o lançamento. Dessa forma, a internet não correu riscos de ser quebrada, e os downloads do Windows 10 representaram entre 6% e 8% do tráfego na web em seu pico.

Mas o que explica esse salto repentino? Afinal, 53 milhões de dispositivos não é um número baixo, nem de longe. A reportagem do Windows Central tem uma hipótese: segundo o texto, a Microsoft pode ter ganhado confiança depois da primeira contagem, e com isso talvez tenha aumentado a velocidade com que liberou os updates.

Ainda assim, é um número espantoso. Uma conta rápida: considerando que o resultado inicial de 14 milhões foi compartilhado por volta das 21h ou 22h da quinta-feira, foram precisos cerca de 5,7 milhões de downloads por hora para que o total chegasse nos 67 milhões às 8h da manhã do dia seguinte.

Um bom ritmo, especialmente se levarmos em conta que a base instalada de computadores com Windows 7 e 8.1 é de pouco mais de 1 bilhão – justamente o número de dispositivos que a Microsoft espera atingir com Windows 10 em dois ou três anos.

INFO entrou em contato com a assessoria da Microsoft no Brasil, e atualizaremos a nota quando tivermos uma confirmação do número.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes

Procon-SP notifica Meta sobre publicidade de vapes em suas plataformas

Não é só no Brasil: X está perdendo usuários nos EUA após vitória de Trump