Tecnologia

Wikipedia pretende entender usuário brasileiro

Diretor adiantou também que irá se reunir com ministros em Brasília na próxima semana para discutir formas de colaboração entre a Wikipedia e o Estado

Wikipedia - Globo (Carry Bass/Flickr)

Wikipedia - Globo (Carry Bass/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2011 às 21h12.

São Paulo - O diretor da Wikimedia Foundation, Kul Wadha, concedeu entrevista coletiva hoje na Campus Party na qual fala dos planos de crescimento da enciclopédia online e de compartilhamento de conteúdo.

O encontro serviu também para pré-anunciar a parceria entre a Telefônica e a Wikipedia para o desenvolvimento de novas ferramentas e aplicativos, inclusive móveis.De acordo com Wadha, o momento atual é um período de inovação em todas as áreas da tecnologia. “É possível vê-la [a inovação] surgindo a partir do trabalho em conjunto de membros de diferentes comunidades. Isso é o que acontece também na Wikipedia”, destacou ele.

Questionado sobre o orçamento do serviço, Wadha disse que a maior parte do dinheiro é gasto em tecnologia, na compra de novos programas e no desenvolvimento de tecnologias capazes de integrar as diferentes comunidades.

“Precisamos ser bastante eficientes na administração desse dinheiro”, destacou ele. Além disso, o serviço apoia alguns programas de pesquisa de universidades. Hoje, a Wikipedia conta 65 funcionários. Em sua última campanha de financiamento realizada junto aos usuários no final do ano passado, a Wikipedia arrecadou mais de 16 milhões de dólares.

Em relação aos planos de expansão da Wikipedia para países como o Brasil e Índia, Wadha disse que o serviço pretende entender como funciona o comportamento online dos usuários desses países a fim de aumentar o número de colaboradores. Ele não descarta a abertura de um escritório no Brasil.

Wadha adiantou também que irá se reunir com ministros em Brasília na próxima semana para discutir formas de colaboração entre a Wikipedia e o Estado. Esse é um dos objetivos de sua passagem pelo Brasil.

Em relação a infraestrutura do serviço, Wadha confirmou que a Wikipedia irá inaugurar um novo data center na Costa Oeste dos Estados Unidos nos próximos meses. Hoje, o serviço possui entre 8 e 10 Terabytes de informação armazenada em seus servidores.

“Precisamos crescer com segurança. Sabemos que no futuro mais dados, imagens e vídeos serão alojados em nosso banco”, finalizou ele.
 

Acompanhe tudo sobre:Investimentos de empresasWikipedia

Mais de Tecnologia

SpaceX obtém aprovação dos EUA para aumentar lançamentos do foguete Starship a partir do Texas

Samsung Wallet ganha recurso para transferências de dinheiro com um toque nos EUA

Spotify lança métrica que mostra quantas vezes um episódio de podcast foi ouvido ou assistido

OpenAI está perto de comprar por US$ 3 bi a startup Windsurf, que faz códigos com IA