Tecnologia

Wikipedia muda protocolo de conexão para tornar a experiência do usuário mais segura

As plataformas da Wikimedia passam a utilizar o protocolo de segurança HTTPS

Wikipedia (Reprodução)

Wikipedia (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 12h23.

A Wikipedia, enciclopédia online, começa a utilizar HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) para tornar a conexão do usuário mais segura. Na prática, todas as suas pesquisas no site serão criptografadas, o que aumenta sua privacidade, uma vez que dificulta a interceptação de tráfego de dados na internet.

O anúncio feito no blog Wikimedia, fundação dedicada a incentivar desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre, informa que a empresa passa a disponibilizar uma experiência segura em todas as suas plataformas na internet.

O objetivo da migração para HTTPS é proporcionar acessos mais seguros nas plataformas de conteúdo livre. Isso acontece por meio de uma criptografia, entre o dispositivo do usuário e o site que utiliza o protocolo de segurança, para evitar o fornecimento de dados transmitidos na conexão.

A partir da exibição de um cadeado ou pelo protocolo HTTPS em verde, na barra de endereços do navegador, o usuário pode confirmar a segurança da conexão de páginas online. Desse modo, torna-se mais difícil que os usuários tenham seus dados online monitorados por espiões ou entidades governamentais.

A fundação ressalta que o processo de migração de protocolo online demorou quatro anos para se concretizar. A migração dos conteúdos para o HTTPS está em fase final e todas as páginas contarão com o novo recurso de segurança nas próximas semanas. Conforme mencionado, basta ficar de olho no cadeado ao lado da URL quando você for consultar algo na Wikipedia.

Fonte: Wikimedia, The Next Web e ZDnet
 

Acompanhe tudo sobre:INFOWikipedia

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma