Tecnologia

Wikipedia completa 10 anos e busca crescer no Brasil e na Índia

O Wikipedia diz contar com 410 milhões de usuários individuais por mês --quinto maior número do mundo

Wales: "A Wikipédia é a prova do nosso potencial coletivo para mudar o mundo" (Luis Ushirobira /INFO)

Wales: "A Wikipédia é a prova do nosso potencial coletivo para mudar o mundo" (Luis Ushirobira /INFO)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2011 às 20h56.

Nova York - Com a China praticamente isolada e o amadurecimento dos mercados ocidentais, o alvo do Wikipedia agora é a Índia e possivelmente o Brasil para atingir sua meta de 1 bilhão de usuários, afirmou a diretora-executiva do site, Sue Gardner.

A enciclopédia online, com sede em San Francisco, completa 10 anos no sábado e promete atingir seu objetivo nos próximos cinco anos, ao mesmo tempo mantendo seu status de organização não-lucrativa.

O Wikipedia diz contar com 410 milhões de usuários individuais por mês --quinto maior número do mundo-- gerando inveja entre companhias do Vale do Silício que visam o lucro e cobiçam os mesmos números.

"Ainda deixamos muitos no Vale do Silício perplexos, porque olham para nós e vêem um enorme potencial de monetização, só porque tudo para eles se resume a monetização", disse Gardner à Reuters em entrevista nesta terça-feira.

"Nós não vivemos no mundo dos IPOs e das precificações e dos investimentos", disse Gardner, que chefia a fundação filantrópica por trás da enciclopédia. "Não falamos nisso, nem pensamos nisso."

Por enquanto, os objetivos do Wikipedia são continuar operando com um orçamento anual de cerca de 20 milhões de dólares, arrecadados em grande parte através de doações, e angariar mais leitores.

Índia, e depois Brasil

Este ano, o site abre seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos, na Índia, onde o Wikipedia espera aumentar seus leitores e artigos, tanto em inglês como nas diversas outras línguas faladas no país, segundo a executiva. Cerca de 316 eventos mercarão o 10o aniversário da enciclopédia em 104 países.

"Nosso principal foco estratégico é a Índia e outros países em desenvolvimento. Milhares de pessoas estão ganhando acesso à Internet, a maioria através do celular, mas muitos também com os tradicionais PCs", disse Gardner.

"O Brasil é provavelmente o próximo", afirmou.

Já a China terá que esperar até que o Wikipedia consiga ter garantia de que seu conteúdo não será censurado.

O site conta com cerca de 100 mil contribuidores habituais, que trabalham de graça --"Não é incrível?", disse Gardner-- para escrever e atualizar artigos em 270 línguas, além do público em geral.

O Wikipedia tem cerca de 17 milhões de artigos em inglês, e diariamente são publicados 1.100 novos registros.

Acompanhe tudo sobre:InternetWikipedia

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma