Tecnologia

Novo aplicativo da Wikipédia chega para Android e iOS

Além disso, alguns dos novos recursos incluem possibilidade de salvar páginas favoritas

App Wikipédia (Reprodução/Wikimedia Foundation)

App Wikipédia (Reprodução/Wikimedia Foundation)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 09h54.

O aplicativo oficial da Wikipédia existe desde 2009, mas a maioria dos usuários achava sua versão pobre comparada com apps de terceiros, como Wikipanion ou Das Referenz. Nesta quinta-feira (31), a Wikimedia Foundation anunciou, em um post de blog, um novo app para a Wikipédia, todo redesenhado e com foco na velocidade.

Além disso, alguns dos novos recursos incluem a possibilidade de editar a Wikipédia, uma lista de páginas recentes (para que você possa navegar de volta para uma página que você já tinha visitado), possibilidade de salvar páginas favoritas e um novo recurso chamado Wikipédia Zero, uma parceria com provedores de rede móvel para que estes ofereçam o uso do aplicativo da Wikipedia gratuitamente em economias em desenvolvimento, sem cobrar tarifas de dados.

"O aplicativo atualizado foi totalmente reescrito a partir do zero em código nativo. Então, do ponto de vista técnico, é um novo aplicativo com muitos dos antigos recursos, mas também com vários novos", disse Dan Garry, gerente de produto, ao CNET.

A lentidão era uma das principais queixas sobre o antigo aplicativo, de acordo com a Fundação.  "Com esta reforma, nosso foco principal era a velocidade: a rapidez com que o aplicativo é iniciado, como as páginas e imagens carregam e quão rapidamente os resultados de pesquisa são retornados. O resultado disso tudo permite que os leitores da Wikipédia cheguem ao conteúdo que estão procurando mais rápido do que nunca”, afirmou Garry ao site.

Com a nova interface, basta “puxar” a tela para baixo em qualquer página para abrir uma barra na parte superior, onde você encontrará facilmente o ícone de busca, o link para a página inicial e um menu, que mostra a lista de conteúdo de qualquer página.

Para baixar o aplicativo para Android, basta clicar aqui. Para iOS, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:INFOSoftwareWikipedia

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma