Tecnologia

WhatsApp suspende repasse de dados ao Facebook

Autoridades na Alemanha mencionaram suas preocupações com a privacidade ao impedir o Facebook de coletar os dados de usuários do WhatsApp

WhatsApp: suspensão de informações foi descrita como um esforço para dar aos reguladores europeus tempo para compartilhar suas preocupações sobre privacidade (Justin Sullivan/Getty Images)

WhatsApp: suspensão de informações foi descrita como um esforço para dar aos reguladores europeus tempo para compartilhar suas preocupações sobre privacidade (Justin Sullivan/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 17 de novembro de 2016 às 10h15.

O WhatsApp suspendeu temporariamente a entrega de informes sobre usuários na Europa a sua empresa matriz, Facebook, para orientar a publicidade, em resposta às preocupações envolvendo a privacidade, anunciou nesta terça-feira uma fonte ligada ao caso.

As conversas com funcionários do Executivo europeu nos últimos meses levaram a rede social a decidir aproveitar apenas os dados dos usuários do WhatsApp para a meta de combater o spam, afirmou a mesma fonte.

A medida foi descrita como um esforço para dar aos reguladores europeus tempo para compartilhar suas preocupações sobre a privacidade e ao Facebook para considerar maneiras de abordar a questão.

As autoridades de proteção de dados na Alemanha mencionaram em setembro suas preocupações com a privacidade ao impedir o Facebook de coletar os dados de usuários do WhatsApp.

"Deve ser uma decisão (dos usuários) se desejam conectar sua conta com o Facebook", disse o comissário de Proteção de Dados e Liberdade de Informação de Hamburgo, Johannes Caspar, na ocasião.

"O Facebook tem que solicitar sua autorização de maneira antecipada", completou.

O aplicativo WhatsApp anunciou em agosto que começaria a compartilhar dados com o Facebook, em uma tentativa de melhorar a publicidade direcionada e para combater o spam na plataforma.

Os usuários do aplicativo de mensagens receberam a oportunidade de optar por bloquear o envio de informações ao Facebook por meio das configurações do do WhatsApp nos smartphones.

O grupo europeu de proteção de dados G29 expressou formalmente suas preocupações no fim de outubro.

Acompanhe tudo sobre:FacebookRedes sociaisWhatsApp

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro