Tecnologia

WhatsApp para empresas inicia cobrança de taxas para envio de mensagens

As mensagens serão cobradas a uma taxa fixa para entrega confirmada, variando de 0,5 centavo a 9 centavos de dólar por mensagem

Whatsapp: serviço havia anunciado em janeiro que começaria a permitir que pequenas empresas se comunicassem através do aplicativo WhatsApp Business (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Whatsapp: serviço havia anunciado em janeiro que começaria a permitir que pequenas empresas se comunicassem através do aplicativo WhatsApp Business (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 17h27.

O serviço de mensagens do Facebook WhatsApp começará a cobrar de empresas pelo envio de mensagens de marketing e de atendimento a clientes, disse a rede social nesta quarta-feira. A cobrança começa em um momento em que a companhia enfrenta desaceleração no crescimento de sua receita.

As mensagens serão cobradas a uma taxa fixa para entrega confirmada, variando de 0,5 centavo a 9 centavos de dólar por mensagem, dependendo do país, disse o WhatsApp. A cobrança do serviço também envolverá o Brasil.

O WhatsApp, que tem cerca de 1,5 bilhão de usuários, disse que a partir desta quarta-feira, as empresas poderão usar o WhatsApp Business para enviar informações sobre entrega de produtos, lembretes de compromissos e ingressos para eventos.

O WhatsApp reconheceu que está cobrando um prêmio em comparação com as taxas cobradas por SMS de operadoras de telefonia móvel. As operadoras normalmente cobram menos de 1 centavo de dólar por SMS.

O serviço havia anunciado em janeiro que começaria a permitir que pequenas empresas se comunicassem através do aplicativo WhatsApp Business, que tem mais de 3 milhões de usuários ativos. O vice-presidente de operações, Matt Idema, disse na ocasião que o WhatsApp pretendia cobrar das empresas no futuro.

O Facebook também disse nesta quarta-feira que os usuários de seu aplicativo homônimo e do Instagram podem agora ver a quantidade de tempo que gastam nos aplicativos todos os dias e receberem notificações quando ultrapassarem um limite autoestabelecido. Os usuários também podem silenciar as notificações dos aplicativos por até oito horas.

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasRedes sociaisWhatsApp

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro