Tecnologia

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Em um deslizar de dedos, funcionalidade oferece comunicação mais informal e fluida entre os membros de grupos

 WhatsApp: aplicativo lança bate-papos por voz em grupos (HStocks/Getty Images)

WhatsApp: aplicativo lança bate-papos por voz em grupos (HStocks/Getty Images)

Publicado em 15 de julho de 2025 às 10h45.

Última atualização em 15 de julho de 2025 às 14h59.

O WhatsApp implementou, nesta terça-feira, 15, uma atualização que permite chats de voz em grupos de forma mais informal e dinâmica, sem a necessidade de iniciar uma ligação. Inspirado no recurso do Telegram, a nova ferramenta está disponível para grupos de todos os tamanhos e permite que os participantes conversem em tempo real, como se estivessem na mesma sala, sem sair da interface de bate-papo.

Antes restrito a grupos maiores, o novo chat de voz pode ser ativado com um simples deslizar para cima a partir da última mensagem dentro da conversa do grupo, eliminando a necessidade de chamadas formais.

Além disso, ao contrário das chamadas de voz convencionais, os chats de voz não notificam todos os membros, não aparecem como chamadas em andamento e não são registradas no histórico de mensagens, criando um ambiente de comunicação mais fluido e menos intrusivo.

O recurso também inclui ferramentas interativas, como a opção de "levantar a mão", para quem deseja falar, além da possibilidade de reagir com emojis em tempo real, o que torna a comunicação mais envolvente sem interromper a fluidez da conversa.

De acordo com o WhatsApp, todos os chats de voz são protegidos com criptografia de ponta a ponta, garantindo a privacidade e a segurança dos dados dos usuários, um compromisso da plataforma com seus padrões de segurança.

Caso o recurso não esteja disponível, é recomendada a atualização do WhatsApp para a versão mais recente, disponível na Google Play Store ou Apple App Store.

Acompanhe tudo sobre:WhatsAppCelularesTecnologia

Mais de Tecnologia

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn