Tecnologia

WhatsApp é o pior colocado em ranking de proteção de dados contra o governo

Aplicativo falhou em quase todos os quesitos avaliados por uma organização que visa a proteção de dados de consumidores

WhatsApp (desireecatani/ Flickr/Reprodução)

WhatsApp (desireecatani/ Flickr/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de junho de 2015 às 10h55.

O aplicativo de mensagens WhatsApp foi o pior colocado em um ranking de proteção de dados contra o governo. A lista, elaborada pela organização sem fins lucrativos Electronic Frontier Foundation (EFF), indica que a empresa compartilha dados dos usuários com o governo quando há alguma solicitação oficial. Porém, as pessoas em questão não são avisadas sobre isso. O WhatsApp ficou empatado com a operadora americana AT&T nesse ranking, por razões semelhantes.

Os critérios avaliados pela EFF no relatório chamado "Who has your back?" ("Quem te dá cobertura?", em tradução livre) , que foi divulgado nesta semana, foram os seguintes:

- As empresas são abertas quanto às politicas de retenção de dados?

- Os usuários são informados sobre demandas do governo?

- As companhias seguem boas práticas de segurança?

- Há divulgação quando um órgão governamental faz uma solicitação de repasse de dados?

- As "backdoors" são rejeitadas por padrão?

Exceto pelo último quesito, o WhatsApp falhou em todos os pontos avaliados. Ao menos, a empresa, assim como o Facebook, também rejeita as "backdoors", que se tratam de falhas propositais informadas a agentes do governo para que haja livre acesso aos dados dos usuários.

Apesar do mau resultado obtido pelo WhatsApp, o Facebook, dono do app de mensagens, se saiu bem na avaliação da EFF, que visa proteger os dados dos consumidores. A empresa obteve quatro estrelas no ranking. Ela falhou somente no compartilhamento de solicitações de dados do governo.

Como aponta o Naked Security, o blog da empresa de segurança digital Sophos, o fato de esta ser a primeira vez que app aparece no ranking não é uma desculpa para que ele não ofereça a proteção adequada aos usuários. Tanto o Slack quanto o Reddit também fizeram suas respectivas estreias no relatório e conseguiram atender a uma série de quesitos.

O WhatsApp pode ter uma segunda chance de melhorar sua nota no ranking do ano que vem, desde que passe a atender a alguns pontos cruciais, como, por exemplo, notificar os usuários quanto ao compartilhamento de dados.

As melhores

Algumas empresas foram classificadas com cinco estrelas por atender todos os quesitos da EFF. São elas: Adobe, Apple, Credo Mobile, Dropbox, Wikimedia, WordPress e Yahoo.

Na média

Duas companhias de grande porte atenderam apenas parcialmente os pontos avaliados no relatório: Google e Microsoft. O gigante das buscas online não avisa os usuários quanto ao repasse de dados ao governo nem revela sua política de retenção de dados. A criadora do Windows em esse mesmo último problema, mas não publica os pedidos de remoção de conteúdo, apesar de notificar os usuários.

Fontes: Naked Security, EFF

Acompanhe tudo sobre:INFOseguranca-digitalWhatsApp

Mais de Tecnologia

China lança programa para proteger pessoas e empresas dos algoritmos 'injustos'

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição