Tecnologia

WhatsApp dá fim aos rumores e anuncia novas funções para o aplicativo

Entre as novidades estão o modo escuro para as versões web e desktop e a possibilidade de enviar figurinhas animadas nas conversas

WhatsApp: aplicativo de mensagens ganhou novos recursos neste início de julho (Thomas Trutschel/Getty Images)

WhatsApp: aplicativo de mensagens ganhou novos recursos neste início de julho (Thomas Trutschel/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 1 de julho de 2020 às 14h18.

Última atualização em 1 de julho de 2020 às 14h20.

O WhatsApp deu fim a diversos rumores e anunciou nesta quarta-feira (1º) uma série de recursos para o aplicativo de mensagens. Entre as novidades estão o modo escuro para versões web e desktop do app e um pacote de figurinhas animadas. Ambas as funções já eram ventiladas há tempos no mensageiro. O serviço também ganha a possibilidade de adicionar contatos utilizando códigos QR e melhorias nas chamadas de vídeo.

As novas funções deverão ser adicionas nas próximas semanas e de forma gradual, conforme o anúncio oficial da plataforma. Alguns recursos já estão disponíveis em versões de testes do mensageiro, como o uso das figurinhas animadas, por exemplo, que foram liberadas para a avaliação na semana passada.

A principal novidade é o modo escuro. E nem se trata tanto de uma novidade. A função que permite o descanso da vista do usuário e poupar a bateria do aparelho foi incorporada ao serviço no mês de março, mas estava disponível somente na versão tradicional do mensageiro. Ou seja, nos celulares. Agora o modo escuro também será disponibilizado nas versões web e desktop do serviço.

Se fosse um ranking, o segundo lugar da lista de novidades ficaria com as figurinhas animadas. Os novos stickers são semelhantes aos GIFs, já que são imagens que permanecem em movimento após serem enviadas. A diferença é que esses stickers terão galerias exclusivas do aplicativo – tal como as figurinhas estáticas – o que permite o envio mais rápido das imagens, além de facilitar a produção delas.

yt thumbnail

A grande novidade em termos de usabilidade, contudo, fica com a adição de contatos utilizando códigos QR. O recurso que estava em fase de testes nos últimos meses será finalmente adotado pelo mensageiro e vai facilitar bastante a adição de contatos no mensageiro bastando que o usuário utilize a câmera do seu celular para ler o código exibido em outro aparelho.

Em meio à pandemia, o WhatsApp resolveu voltar suas atenções para as chamadas de vídeo. Tão necessário em tempos e isolamento social, o recurso ganhou novidades e se tornará mais simples de ser manipulado em conversas com até oito pessoas. Uma das novidades será a possibilidade de preencher a tela do smartphone com a imagem somente de uma pessoa.

Acompanhe tudo sobre:AppsWhatsApp

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não