Tecnologia

Waze entra no mercado do Uber e lança aplicativo de caronas em Israel

Não há previsão de quando o app chegará a outros países

RideWith Waze (Divulgação)

RideWith Waze (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2015 às 09h46.

O Waze, aplicativo de mapas comprado pelo Google em 2013, lançou esta semana seu primeiro app "derivado". O RideWith permite que os usuários compartilhem caronas particulares, assim como a proposta original do Uber, mas, por enquanto, funciona apenas em Israel.

O RideWith incorpora as rotas do usuário no Waze e sugere motoristas dispostos a levá-lo. Em troca, o passageiro só precisa oferecer uma quantia que cubra os gastos com combustível. Essa quantia é calculada pelo próprio app, e também pode ser rejeitada ou alterada pelo motorista. É possível também fazer o pagamento pelo próprio aplicativo.

No anúncio, o Waze explicou que o RideWith é um projeto "experimental" e exclusivo para Android. "Pegar carona pode ajudar a reduzir custos de viagem e combustível, o número de carros nas ruas e o estresse de encontrar um lugar para estacionar", defendeu a empresa.

Os motoristas que participarem do RideWith não podem oferecer mais do que duas caronas por dia, dificultando a "profissionalização" da prática - o que, no Brasil e em outros países, gerou problemas com taxistas para o Uber, por exemplo. Além disso, o recurso está disponível apenas na região de Tel Aviv, e é preciso haver uma quantidade equilibrada de oferta e demanda para que o app possa ser usado.

O Waze não disse quando o novo serviço será expandido para outros países, ou mesmo se isso vai, de fato, acontecer.

Fonte: Waze e Ars Technica

Acompanhe tudo sobre:AppsAutoindústriaCarrosINFOVeículos

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC