Tecnologia

Waze agora alerta motoristas que estão se aproximando de linhas de trem

Em parceria com a VLI, Waze agora adota medida para garantir maior segurança aos motoristas que passarão por ferrovias

Ferrovia: GPS digital Waze agora irá emitir alertas de segurança para motoristas próximos de linhas de trem (VLI/Divulgação)

Ferrovia: GPS digital Waze agora irá emitir alertas de segurança para motoristas próximos de linhas de trem (VLI/Divulgação)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 6 de novembro de 2019 às 16h00.

Última atualização em 7 de novembro de 2019 às 09h30.

São Paulo - A fim de fornecer maior segurança para seus usuários, o aplicativo de navegação por satélite Waze agora irá avisar aos motoristas quando estiverem se aproximando de uma linha férrea que esteja em movimento.

Em parceria com a companhia brasileira de soluções logísticas VLI, responsável por milhares de quilômetros ferroviários de todo o território do Brasil, o app irá disparar alertas - assim como o faz quando há engarrafamento ou acidente nas pistas comuns - para avisar o motorista quando se aproximar de uma linha de trem.

A atualização vem da necessidade de o motorista redobrar a atenção ao estar próximo de um cruzamento ferroviário, seguindo as dicas das placas existentes em locais de ferrovia: "Pare, olhe e escute". Para os alertas serem acionados, basta que o motorista selecione uma rota onde exista alguma linha ferroviária ativa e que possa colocar o motorista em perigo.

A medida é para prevenir acidentes nestes locais, e a VLI tem projetos que educam e responsabilizam os motoristas para manterem um comportamento mais seguro enquanto estão na direção.

Em nota, o gerente de Engenharia Ferroviária da VLI, João Silva Júnior, informou que a parceria com o app serve para estimular as pessoas a adotarem um estilo de direção - seja para motoristas de carro, bicicletas ou motos - mais seguro, fazendo com que se torne um hábito: “Trata-se de um aplicativo muito popular e acreditamos que a tecnologia será uma aliada para evitarmos situações de risco e sensibilizar os condutores da necessidade de parar antes de atravessar os cruzamentos”, disse.

Confira, abaixo, algumas das normas de segurança propostas pela VLI para auxiliar os motoristas que estão próximos a linhas de ferroviais:

  • Troque a pressa por atenção. Antes de atravessar um cruzamento, pare, olhe para os dois lados da ferrovia e escute;
  • Ao cruzar a linha, motoristas devem abaixar os vidros e o som do carro;
  • Se escutar a buzina do trem, fique atento e espere ele passar;
  • Motoristas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados;
  • Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver se aproximando, aguarde sua vez.
Acompanhe tudo sobre:AppsFerroviasSegurança públicaWaze

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não