Tecnologia

Warner abrirá sua videoteca no YoutTube

Ao contrário de sua concorrente Universal Music, que ameaça processar o site, a Warner decidiu aliar-se a ele

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h18.

A Warner Music passará a oferecer seu acervo de videoclipes no YouTube. De acordo com o jornal britânico Financial Times, este é o primeiro acordo no qual uma gravadora disponibiliza sua coleção para uma empresa especializada em veicular conteúdos dos próprios usuários.

O contrato estabelece que os usuários do YouTube terão total acesso aos vídeos dos artistas da Warner. Os internautas também poderão incorporar material próprio aos vídeos, como videoclipes autorais. A Warner e o YouTube dividirão a receita publicitária vinculada à exibição desses conteúdos.

A decisão também assinala uma importante mudança estratégica da indústria fonográfica. Durante muito tempo, as gravadoras acusaram o YouTube de permitir que milhões de usuários obtivessem ilegalmente o conteúdo de seus artistas, desrespeitando direitos autorais e gerando perda de faturamento com royalties. A Universal Music, maior gravadora do mundo, por exemplo, ameaçou processar o site na semana passada.

Ao aliar-se ao YouTube, a Warner mostra reconhecer que as novas tecnologias de geração própria de conteúdo, pelos internautas, não poderão ser simplesmente ignoradas. Em um passo anterior, a gravadora tornou-se, no mês passado, a primeira a criar um canal no YouTube, que serviu para divulgar o álbum de estréia de Pari Hilton. O canal é custeado, em parte, por anúncios das séries de televisão do canal Fox Broadcasting.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor