(reprodução/YouTube)
Lucas Agrela
Publicado em 20 de agosto de 2019 às 12h21.
Última atualização em 20 de agosto de 2019 às 12h27.
São Paulo – Uma vulnerabilidade no padrão Bluetooth de dispositivos eletrônicos, como smartphones e notebooks, pode enfraquecer a proteção desses aparelhos contra hackers.
A falha não atinge todos os aparelhos, mas apenas aqueles que contam com a conexão Bluetooth tradicional – e não com o padrão chamado low energy usado na maioria dos eletrônicos lançados nos últimos dois anos.
O ataque de hackers por meio dessa vulnerabilidade requer uma proximidade física com a vítima. É preciso que o aparelho esteja ao alcance de uma conexão Bluetooth, que tem abrangência de poucos metros. Ainda assim, seria necessário que o hacker realizasse um ataque de força bruta para descobrir a codificação do dispositivo da vítima – e isso pode levar algum tempo para acontecer.
A organização por trás da padronização do Bluetooth não pode resolver o problema. No entanto, ela se comprometeu a ajudar a evitar problemas relacionados a essa falha. Uma solução é o uso de senhas com um número mínimo de caracteres nos dispositivos que têm Bluetooth tradicional.
Até o momento, não se tem notícia de que a falha tenha sido usada por hackers para roubar informações.