volvo (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 09h16.
O projeto Cars Vision 2020 da Volvo tem como objetivo zerar as mortes ou acidentes graves envolvendo os novos carros da marca sueca até 2020.
Nos últimos anos, a empresa anunciou algumas novas tecnologias que pretendem diminuir o número e a gravidade dos acidentes com seus carros.
Nesta segunda-feira (29), a empresa anunciou o City Safety, um sistema que freia automaticamente o carro se detecta uma colisão iminente com um ciclista.
A tecnologia será demonstrada pela primeira no Consumer Eletronics Show (CES), que acontece em Las Vegas durante o mês de janeiro.
O City Safety System estabelece uma comunicação entre o carro e as bicicletas que estão próximas dele, avisando tanto o motorista como o ciclista da possível colisão.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a POC, uma fabricante de equipamentos de segurança para atletas, e a Ericsson.
Para se conectar ao carro, o ciclista usa o Strava, um aplicativo para smartphones que monitora a trajetória da bicicleta por GPS. A informação é transmitida para os servidores da Volvo na nuvem, que a repassa para os veículos da marca ligados ao sistema.
Se o City Safety percebe que uma bicicleta está se aproximando, o ciclista recebe uma notificação em seu capacete, que emite uma luz vermelha. O motorista do Volvo também recebe um alerta no seu para-brisa.
Segundo a fabricante de carros, cerca 50% das mortes de ciclistas na Europa acontecem devido à colisão com carros. Nos Estados Unidos, 50 mil ciclistas morrem ou se ferem gravemente após atropelamentos.
Confira o vídeo que demonstra a tecnologia:
//www.youtube.com/embed/w0rPQpjZhxg