Tecnologia

Volvo cria carro capaz de estacionar sozinho

Conceito “manobrista automático” permite que o veículo encontre um lugar vazio no estacionamento e faça a baliza sozinho

Volvo XC90: modelo, que será lançado no fim de 2014, deve herdar as primeiras características de direção autônoma (Divulgação)

Volvo XC90: modelo, que será lançado no fim de 2014, deve herdar as primeiras características de direção autônoma (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2013 às 10h44.

São Paulo - A Volvo criou um conceito de veículo manobrista automático. Isso significa que o veículo consegue encontrar um lugar vazio no estacionamento e fazer a baliza sozinho.

Para ativar o sistema, o motorista precisa informar pelo smartphone ao veículo que ele terá que estacionar sozinho. Após o usuário descer, o carro percorre as ruas em busca de uma vaga para ser estacionado. Quando encontra, envia uma mensagem ao celular do proprietário com o endereço em que o veículo foi deixado. Mas o veículo consegue ainda buscar o motorista.

Tudo é possibilitado pela tecnologia dos sensores. Uma combinação de tecnologias para navegar pelo estacionamento e encontrar um lugar vazio dá essa capacidade ao carro. Câmeras e sensores possibilitam o monitoramento e evitam colisões com veículos e pedestres.

O sistema da Volvo ainda está em fase de desenvolvimento. No entanto, a marca informa que o modelo XC90, que será lançado no fim de 2014, deve herdar as primeiras características de direção autônoma. Porém, a superfície do estacionamento precisa de transmissores embutidos para ajudar o carro a se orientar em cada curva.

Veja abaixo um vídeo que mostra o funcionamento do veículo:

https://youtube.com/watch?v=Iu8990Nm_5A%3Ffeature%3Dplayer_embedded

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techEmpresasMontadorasVeículosVídeos de tecnologiaVolvo

Mais de Tecnologia

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar