Tecnologia

Volkswagen e Ford se aproximam de acordo em veículos autônomos

A montadoras assinaram um acordo em março para lançar uma picape e têm negociado ampliar a aliança para incluir veículos autônomos e serviços de mobilidade

Veículos autônomos: montadoras alemã e americana negociam parceria para lançar veículo que dispensa motorista (Paulo Whitaker/Reuters)

Veículos autônomos: montadoras alemã e americana negociam parceria para lançar veículo que dispensa motorista (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de junho de 2019 às 14h40.

Última atualização em 13 de junho de 2019 às 14h51.

HAMBURGO, Alemanha — Volkswagen e Ford estão próximas de acertar uma parceria para o desenvolvimento de veículos que não precisam de motorista, afirmou o presidente-executivo do grupo alemão, nesta quinta-feira.

A Volkswagen e a segunda maior montadora dos Estados Unidos assinaram um acordo em março para desenvolverem uma picape e têm negociado ampliar a aliança para incluir veículos autônomos e serviços de mobilidade.

As discussões estão "indo bem e estão quase completas", disse o presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess, a cerca de 500 gestores da companhia que estão reunidos na sede do grupo alemão, em Wolfsburg.

A Ford afirmou que as negociações continuam e que vai divulgar detalhes quando eles forem definidos. "As discussões têm sido produtivas em uma série de áreas", disse uma porta-voz da Ford em comunicado.

Mais cedo nesta semana, a Volkswagen anunciou fim de parceria com a companhia de software para direção autônoma Aurora. A dissolução da aliança ocorreu depois que a Aurora afirmou que vai criar plataformas para veículos comerciais autônomos com a Fiat Chrysler.

Enquanto isso, a subsidiária da Ford, Argo AI está criando um "motorista" autônomo que poderá competir com a tecnologia da Aurora.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarros autônomosVeículos

Mais de Tecnologia

China lança programa para proteger pessoas e empresas dos algoritmos 'injustos'

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição