Tecnologia

Volkswagen e Ford se aproximam de acordo em veículos autônomos

A montadoras assinaram um acordo em março para lançar uma picape e têm negociado ampliar a aliança para incluir veículos autônomos e serviços de mobilidade

Veículos autônomos: montadoras alemã e americana negociam parceria para lançar veículo que dispensa motorista (Paulo Whitaker/Reuters)

Veículos autônomos: montadoras alemã e americana negociam parceria para lançar veículo que dispensa motorista (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de junho de 2019 às 14h40.

Última atualização em 13 de junho de 2019 às 14h51.

HAMBURGO, Alemanha — Volkswagen e Ford estão próximas de acertar uma parceria para o desenvolvimento de veículos que não precisam de motorista, afirmou o presidente-executivo do grupo alemão, nesta quinta-feira.

A Volkswagen e a segunda maior montadora dos Estados Unidos assinaram um acordo em março para desenvolverem uma picape e têm negociado ampliar a aliança para incluir veículos autônomos e serviços de mobilidade.

As discussões estão "indo bem e estão quase completas", disse o presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess, a cerca de 500 gestores da companhia que estão reunidos na sede do grupo alemão, em Wolfsburg.

A Ford afirmou que as negociações continuam e que vai divulgar detalhes quando eles forem definidos. "As discussões têm sido produtivas em uma série de áreas", disse uma porta-voz da Ford em comunicado.

Mais cedo nesta semana, a Volkswagen anunciou fim de parceria com a companhia de software para direção autônoma Aurora. A dissolução da aliança ocorreu depois que a Aurora afirmou que vai criar plataformas para veículos comerciais autônomos com a Fiat Chrysler.

Enquanto isso, a subsidiária da Ford, Argo AI está criando um "motorista" autônomo que poderá competir com a tecnologia da Aurora.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarros autônomosVeículos

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não