Tecnologia

Volatilidade faz bitcoin registrar "padrão Bart Simpson”

Gráfico do valor da moeda virtual tem o formato do rosto do personagem de desenho animado

Bitcoin: moeda virtual passou por uma oscilação alta nesta semana (Dan Kitwood e Arte/Getty Images)

Bitcoin: moeda virtual passou por uma oscilação alta nesta semana (Dan Kitwood e Arte/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 4 de junho de 2020 às 16h15.

Última atualização em 4 de junho de 2020 às 21h13.

Uma intensa volatilidade na compra e venda de bitcoins fez com que o gráfico de valor da criptomoeda assumisse nesta semana a aparência do que entusiastas da área costumam chamar de “padrão Bart Simpson”. Isso ocorre porque as curvas gráfico da movimentação da moeda virtual lembraram a silhueta do personagem do desenho "Os Simpsons".

Isso ocorre quando há uma rápida valorização de um ativo. Em seguida, ele permanece estável e com pequenas oscilações durante algum período antes de voltar ao valor original prévio à valorização recente. Desta forma, o gráfico desenha o rosto e os cabelos do cartum.

Teoricamente isso pode acontecer com qualquer gráfico, já que basta que um ativo valorize e desvalorize em pouco tempo. No caso da bitcoin, isso aconteceu na última terça-feira (2) quando a criptomoeda escalou rapidamente seu valor unitário de cerca de 9.600 dólares para pouco mais de 10.400 dólares. Menos de oito horas depois, caiu para 9.300 dólares.

É importante destacar que o formato também pode aparecer de ponta cabeça. Ou seja, caso exista uma desvalorização e uma valorização rápida de um ativo. É algo que pode prejudicar investidores que vendam suas moedas virtuais com o preço em baixa e temendo uma queda ainda maior.

Ao longo do ano e até a publicação desta reportagem, a bitcoin já se valorizou 34,5%. É a criptomoeda com o valor unitário do mercado, comercializada nesta quinta-feira (4) por volta de 9.655 dólares nas principais corretoras especializadas.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedas

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro