Tecnologia

Você não vai acreditar no que o Facebook anunciou hoje

Odeia chamadas caça-clique? O Facebook também. A empresa anunciou hoje que criou um sistema para penalizar esse tipo de chamada na rede social


	Facebook: rede social irá penalizar publicações que usam títulos caça-cliques
 (Divulgação/Facebook)

Facebook: rede social irá penalizar publicações que usam títulos caça-cliques (Divulgação/Facebook)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 17h38.

São Paulo – O Facebook está em briga com títulos caça-clique, assim como o deste texto. Em uma publicação feita hoje, a rede social explica que usará seu algoritmo para penalizar publicações que usem esse estratagema para atrair leitores.

“Um dos valores do nosso Feed de Notícias é ter comunicação autêntica em nossa plataforma”, explica a empresa em um texto publicado hoje. Assim como você já deve imaginar, o Facebook não considera textos com títulos caça-clique uma forma de “comunicação autêntica”.

No texto, a empresa define títulos caça-clique como aqueles títulos que “intencionalmente omitem informações ou enganam pessoas, forçando-as a clicar para encontrar respostas”. Nas próximas semanas, títulos como esse serão penalizados no cálculo de exibição de conteúdos na rede social.

Essa não é a primeira vez que o Facebook atua contra conteúdo desse tipo. Há dois anos, a rede social já havia tomado providências para penalizar conteúdo que atraísse cliques, mas que fosse um texto que não mantivesse leitores. Isso havia sido anunciado em agosto de 2014.

Dois anos depois, a empresa de Mark Zuckerberg toma atitudes mais duras e usará o reconhecimento de estruturas conhecidas de títulos caça-clique para isso. “Categorizamos milhares de manchetes como caça-clique ao considerar dois pontos: (1) se a manchete omite informações necessários para a compreensão do conteúdo do artigo; (2) se a manchete exagera o artigo para criar expectativa confusa para o leitor.”

O Facebook afirma ter construído um sistema que fará com que o Feed de Notícias vá aprendendo quais são os sites que devem aparecer menos como pena por esse artifício.

De acordo com a empresa, neste primeiro momento as novas regras servirão apenas para usuários em inglês.

Para mais informações, veja este texto (em inglês) publicado pela empresa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro