Tecnologia

Vivo levará 3G a pequenas cidades do Brasil

São Paulo - A operadora Vivo obteve autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para implementar serviços 3G em 206 municípios do interior do Brasil....

Vivo (Vivo)

Vivo (Vivo)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - A operadora Vivo obteve autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para implementar serviços 3G em 206 municípios do interior do Brasil. A autorização vale para cidades com menos de 30 mil habitantes, boa parte delas ainda sem acesso à banda larga móvel de terceira geração.

De acordo com a Anatel, a Vivo desembolsará mais de R$ 480 milhões ao longo dos próximos seis anos para montar redes 3G em pequenas cidades do Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina. 

Até 2015, cinco municípios recém emancipados deverão ser cobertos pela nova rede: Mujuí dos Campos (PA), Pinto Bandeira (RS), Paraíso das Águas (MS), Pescaria Brava e Balneário Rincão (SC). A cobertura dos outros 201 municípios deverá ser completada até 2019.

Apesar da tecnologia 3G já estar sendo superada, em função da construção de redes 4G LTE pelo país, em muitos pequenos municípios do Brasil ainda não existe conexão banda larga razoável. Isto ocorre pois onde há poucos habitantes não há interesse comercial das operadoras em construir redes móveis para tráfego de dados, pois a demanda não justificaria os custos.

O prazo longo para a Vivo atender as cidades em que obteve autorização de operar redes 3G foi criticado por entidades de defensa do consumidor. Segundo a Anatel, no entanto, os prazos são adequados e visam tornar economicamente viável a expansão de redes 3G em regiões remotas do país.

 

Acompanhe tudo sobre:3GBanda largaEmpresasINFOInternetOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaVivo

Mais de Tecnologia

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos