Tecnologia

Visa e Mastercard alertam sobre brecha no sistema de segurança

Processadora de pagamentos nos Estados Unidos sofreu ataque. Cerca de 60.000 cartões devem estar comprometidos, estima especialista

As informações adquiridas podem ser utilizadas em fraudes bancárias (ARQUIVO/GETTY IMAGES)

As informações adquiridas podem ser utilizadas em fraudes bancárias (ARQUIVO/GETTY IMAGES)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2012 às 21h40.

São Paulo - As operadoras de cartões de crédito Visa e Mastercard informaram nesta sexta-feira que dados de seus clientes podem estar nas mãos de criminosos. A brecha na segurança ocorreu após invasão a dados de uma empresa responsável por processar pagamentos nos Estados Unidos, a Global Payments of Atlanta, informou o jornal britânico Financial Times.

Segundo Brian Krebs, especialista em segurança digital, cerca de 900 contas registraram operações suspeitas desde o ataque. A estimativa é de que cerca de 60.000 cartões estejam comprometidos. O ataque expõe sobretudo cartões de cidadãos americanos, mas não está descarta a possibilidade de vazamento de dados de pessoas que fizeram compras no país.

A Global Payments, considerada a sétima maior processadora de pagamentos eletrônicos no EUA, afirmou que a falha de segurança foi detectada no começo de março, quando avisou as autoridades sobre o problema.

“Identificamos acesso ilegal a uma porção de nosso sistema e estamos investigando. Notificamos todas as partes para que providências possam ser tomadas”, afirmou a companhia em nota. Após o anúncio, as ações da empresa caíram 9,1% chegando ao valor de 47,50 dólares.

As informações adquiridas podem ser utilizadas em fraudes bancárias. Em comunicado à imprensa americana, a Visa afirmou que dados de outras operadoras menores também podem estar comprometidos. As bandeiras American Express e Discover informaram que estão verificando se houve movimentações suspeitas recentemente.

No ano passado, um ataque ao Citigroup, que expôs dados de cartões de centenas de clientes, fez crescer o debate à respeito da segurança digital.

A reportagem não conseguiu contato com as bandeiras no país.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasFraudesHackersMasterCardseguranca-digitalsetor-de-cartoesVisa

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo