Relógio Garmin: dispositivo dedicado para a prática esportiva (Luc Claessen/Getty Images)
Repórter
Publicado em 23 de julho de 2024 às 15h52.
Última atualização em 24 de julho de 2024 às 21h04.
A Visa e o Banco do Brasil firmaram uma parceria com a Proparts, distribuidora oficial da Garmin no Brasil, para introduzir a tecnologia de pagamento por aproximação Garmin Pay. A partir deste mês, os clientes das instituições financeiras já podem adicionar suas credenciais de pagamento diretamente em seus smartwatches Garmin.
Com essa iniciativa, Banco do Brasil se torna o primeiro emissor Visa a disponibilizar essa tecnologia no país. Em 2021, o BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a Exame) implementou a função nos smartwatches da Garmin com a bandeira Mastercard.
A funcionalidade busca atender aqueles que se exercitam e preferem não carregar a carteira para realizar compras após o treino, além de promover o uso de pagamentos por aproximação. No caso da Visa, atualmente, mais de 60% das transações já são realizadas por essa modalidade.
"A parceria com a Garmin se alinha aos nossos objetivos de oferecer soluções convenientes, seguras e inovadoras", afirmou Fernando Amaral, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil. Segundo a Abecs, 87% dos consumidores que utilizam o pagamento por aproximação destacam a comodidade e a rapidez como os principais benefícios.
Os smartwatches com Garmin Pay contam com uma camada extra de proteção proporcionada pelo programa Visa Ready for Tokenization, em parceria com a FitPay. Essa tecnologia substitui os dados sensíveis do cartão por um identificador digital único, tornando as transações mais seguras e facilitando o processo de compra.
Para adicionar o cartão Visa ou Master no Garmin Pay, siga os seguintes passos:
Inicialmente, a solução estará disponível apenas para dispositivos com sistema operacional Android, mas em breve também será compatível com iOS. Além disso, os pagamentos por aproximação só poderão ser realizados na função crédito.