Tecnologia

Vírus misterioso intriga cientistas nos Estados Unidos

Chamado de 'Bourbon', o thogotovírus matou a primeira pessoa na América do Norte

thogotovirus (Divulgação/CDC)

thogotovirus (Divulgação/CDC)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2015 às 10h43.

Autoridades de saúde dos Estados Unidos estão investigando um novo tipo de vírus ligado à morte de um homem no Kansas, que faleceu por falência múltipla dos órgãos duas semanas após ser mordido por um carrapato.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirmou na sexta (20) que está trabalhado com autoridades do Kansas par encontrar outros casos semelhantes. O vírus foi chamado de “Bourbon”, nome do condado onde a vitima morava.

O patógeno pertence a um grupo conhecido como thogotovírus. A morte do homem no Kansas é a primeira vez que um thogotovírus mata um humano nos Estados Unidos e foi apenas a oitava vez que ela gerou sintomas em pessoas, segundo o órgão de saúde americano.

A vitima realizava trabalhos de manutenção no condado de Bourbon no ano passado, quando foi ao médico após descobrir um carrapato preso no seu pescoço e ficar doente alguns dias depois.

Ele teve febre e dores de cabeça e recebeu um antibiótico geralmente usado para combater doenças causadas por carrapatos. O paciente, porém, não melhorou. Seus rins pararam de funcionar e ele não conseguia mais respirar sozinho. No décimo primeiro dia de sua doença, ele morreu.

Antes de ficar doente, o homem, que tinha mais de 50 anos, era considerado saudável. Os pesquisadores identificaram traços genéticos do vírus no sangue da vítima. 

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados unidos “o impacto dos patógenos ligados à carrapatos tem sido subestimado pela saúde pública no país”.    

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)INFOMalwarePaíses ricos

Mais de Tecnologia

TikTok vai encerrar serviço de música após tentativa de competir com Spotify e Apple

Os objetivos de Mark Zuckerberg para a próxima década

TSMC e Samsung avaliam construção de mega fábricas de chips nos Emirados Árabes Unidos

Apollo oferece aporte bilionário à Intel após proposta de aquisição pela Qualcomm