Tecnologia

Vírus faz loteria e apaga documentos

SÃO PAULO O vírus VBS/Lubus.C se propaga por e-mail e, sempre que é executado, apaga um lote de cinco arquivos com a mesma extensão, escolhidos randomicamente. O Lubus chega no arquivo Thwin.vbs, anexado a uma mensagem cujo assunto é TH . Quando executado, ele implanta três arquivos no disco rígido: Msword.vsb, Thwin.vbs e Listwin.txt. Os […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

SÃO PAULO O vírus VBS/Lubus.C se propaga por e-mail e, sempre que é executado, apaga um lote de cinco arquivos com a mesma extensão, escolhidos randomicamente.

O Lubus chega no arquivo Thwin.vbs, anexado a uma mensagem cujo assunto é TH . Quando executado, ele implanta três arquivos no disco rígido: Msword.vsb, Thwin.vbs e Listwin.txt. Os dois primeiros são cópias do invasor e o último uma lista dos arquivos que ele já apagou.

Além disso, o Lubus altera o Registro do Windows para tornar-se ativo a cada reinicialização do sistema. Toda vez que o script do vírus é executado, ele faz um sorteio de cinco arquivos com a mesma extensão, escolhida de uma lista de vinte.

Entre as extensões sorteadas estão as de documentos do Office (XLS, DOC, MDB) e de arquivos largamente utilizados, como WAV, MP3 e BMP. O Lubus é especialmente insidioso porque não apaga arquivos executáveis. Assim, ele pode destruir os documentos, pouco a pouco, sem que o usuário perceba o estrago.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?