Tecnologia

Vídeos puxam demanda por dados na banda larga móvel, aponta estudo

Tráfego de dados em redes móveis praticamente dobrou no segundo semestre deste ano, em comparação com o mesmo intervalo de 2010

Entre 5% e 10% dos usuários de smartphones assistem a vídeos online em seus celulares (Scott Olson/Getty Images)

Entre 5% e 10% dos usuários de smartphones assistem a vídeos online em seus celulares (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2011 às 19h43.

Na esteira da demanda crescente por vídeos em aparelhos mobile, o tráfego de dados em redes móveis praticamente dobrou no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo intervalo do ano passado, aponta estudo da Ericsson. De acordo com o levantamento, entre 5% e 10% dos usuários de smartphones assistem a vídeos online nos dispositivos. A operação demanda o dobro da quantidade de dados utilizada para ler e enviar e-mails, por exemplo.

O tráfego de dados avançou 8% entre abril e junho deste ano, demonstrando que a qualidade de um smartphone afeta os aplicativos as pessoas usam e o tempo de navegação na Internet móvel. A pesquisa mostra que cada usuário de telefone inteligente gera mais de 1MB de tráfego por dia. Entretanto, fatores como o tamanho da tela, idade e preço do aparelho têm relação com a média de consumo de dados.

Já os heavy users, que utilizam excessivamente a Internet no celular, chegam a gastar até 40 minutos diários assistindo vídeos no aparelho, enquanto um usuário médio chega a utilizar 30 segundos diários.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaCelularesIndústria eletroeletrônicaInternetInternet móvelSmartphones

Mais de Tecnologia

O homem mais rico da Àsia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge US$ 300 bilhões, diz WSJ

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência