Tecnologia

Vídeo mostra em ação o equipamento antidrone usado na posse de Lula

Agente da PF usou arma para neutralizar aparelho 'intruso'; dispositivo pesa 7 kg e tem 2,5 km de alcance

 (Cristiano Mariz/Agência O Globo)

(Cristiano Mariz/Agência O Globo)

A imagem de um agente da Polícia Federal (PF) segurando um equipamento com um design de rifle chamou a atenção neste domingo, 1, durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O policial manuseava uma arma antidrone que foi usada para derrubar um aparelho que invadiu o espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios, na capital federal.

Chamado de DroneGun Tactical, o equipamento funciona emitindo uma frequência que interrompe a comunicação entre o drone e o quem estava no controle. Foi exatamente desta forma que o agente conseguiu neutralizar o aparelho invasor neste domingo, com o policial passando a controlar o aparelho.

yt thumbnail

Quem manuseia o equipamento pode manter o drone voando até que a bateria acabe ou pousá-lo em um local para que seja destruído ou apreendido. Com o dispositivo, os agentes podem ainda localizar quem estava usando o drone usando uma função que faz o aparelho voltar ao local de decolagem.

O drone intruso foi "derrubado" lentamente pelo equipamento da PF. Por questões de segurança, a PF não informou quantos aparelhos do tipo foram utilizados no evento da posse presidencial.

Fabricado pela DroneShield, o equipamento pesa 7,3 kg e consegue interromper a ação de drones em um raio de 2,5 km. A arma é elétrica e funciona com bateria de íon de lítio recarregável. De acordo com a empresa, o DroneGun Tactical possui "antenas direcionais de alto desempenho" e pode "selecionar e ativar a faixa de frequências de interferência para derrotar o alvo".

Família Bolsonaro: Filhos de Bolsonaro reagem a pronunciamento de Mourão: ‘Máscaras caem’

Conheça: Quem entregou a faixa para Lula?

O armamento antidrone é vendido apenas para para governos, suas agências ou representantes legais, segundo a DroneShield. Ele é mais comumente usado em presídios, como forma de evitar a entrada de drogas e celulares para os presos.

Acompanhe tudo sobre:DronesGoverno Lula

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda