Tecnologia

Vídeo mostra que é possível rodar o Android 1.6 em uma calculadora

Aparelho utilizado é um TI-Nspire XC, que tem configurações relativamente boas

androidcalc (Reprodução / Twitter)

androidcalc (Reprodução / Twitter)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2015 às 09h27.

Um usuário do YouTube identificado como Josh Max conseguiu instalar o Android 1.6, chamado também de Donut, em uma calculadora. O resultado foi registrado em um vídeo, divulgado na rede do Google no começo desta semana.

O aparelho utilizado não é dos mais simples, vale dizer. Max usou uma calculadora gráfica da Texas Instrument, mais especificamente uma TI-Nspire CX. Ela tem 64 MB de memória RAM, 100 MB de espaço de armazenamento e tela colorida com resolução de 320 x 240 pixels, o que a torna um dos dispositivos do tipo mais poderosos disponíveis no mercado atualmente.

As configurações não são lá muito impressionantes quando comparadas mesmo a um velho smartphone. O próprio HTC Dream (ou G1), considerado o primeiro Android, tinha 192 MB de RAM e mais 256 MB para guardar arquivos, além de um processador de 528 MHz – que superam com sobras o suposto chip de 150 MHz do aparelho da Texas Instrument. Mas as limitações não impediram a instalação do sistema open source.

Veja o resultado abaixo:

yt thumbnail

O código do experimento foi disponibilizado por Max no GitHub, e quem quiser instalar o sistema em uma calculadora pode conferi-lo por aqui e ver as instruções aqui. E caso os games do sistema não sejam suficientes, também dá para rodar jogos do Game Boy Advance neste mesmo modelo.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informaçãoYouTube

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma