Tecnologia

Versão esportiva do Ford Fiesta traz motor pequeno e potente

O carro-conceito Fiesta ST, da Ford, mostra como poderá ser a futura versão esportiva do Fiesta

O carro-conceito Fiesta ST, da Ford (Divulgação)

O carro-conceito Fiesta ST, da Ford (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 16 de setembro de 2011 às 10h39.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h53.

 

São Paulo — O carro-conceito Fiesta ST mostra que um motor relativamente pequeno não precisa ser, necessariamente, fraco. Exibido pela Ford no Salão Internacional do Automóvel (IAA, na sigla em alemão) de Frankfurt, o carro dá uma boa ideia de como poderá ser uma futura versão esportiva do Fiesta.

O ST tem como principal destaque o motor da nova geração que a Ford chama de EcoBoost. O propulsor tem 1,6 litro de cilindrada, volume pequeno para um modelo esportivo. Mas, graças a um turbocompressor e ao desenho inteligente das válvulas, ele é capaz de entregar uma potência de 180 cavalos. Segundo a Ford, o carro acelera de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos e pode atingir 220 km/h.

O peso reduzido do motor e o câmbio de seis marchas contribuem para o bom desempenho e ainda ajudam o Fiesta ST a consumir menos combustível. Ao elaborar o projeto, os engenheiros da Ford procuraram balancear a suspensão de modo que agrade tanto a motoristas no dia-a-dia como a pilotos esportivos. Já o desenho exterior – com linhas fluidas e elegantes – lembra o do irmão maior do Fiesta ST, o também esportivo Focus ST.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techEmpresasEmpresas americanasFordFrankfurtFrankfurt Motor ShowMontadorasSalões de automóveisVeículos

Mais de Tecnologia

Apple desativa criptografia do iCloud no Reino Unido após pressão do governo

Meta cria fundo de US$ 50 milhões para criadores de conteúdo em realidade virtual

Meta anuncia aumento de bônus de executivos em 200%

Custando 40% menos que o tradicional, café solúvel surgiu a pedido do Brasil nos anos 1930