Tecnologia

Falso aplicativo da Uber pode roubar seus dados

Ao ser baixado, impostor simula a interface do app oficial da Uber e pede que o usuário digite seu login e senha. Veja como evitar

UBER: gigante de tecnologia está trabalhando "há vários meses" em seu novo projeto (Victor J. Blue/Getty Images)

UBER: gigante de tecnologia está trabalhando "há vários meses" em seu novo projeto (Victor J. Blue/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 14h45.

Última atualização em 7 de janeiro de 2018 às 15h46.

São Paulo – Um novo golpe vem sendo aplicado na internet envolvendo um falso aplicativo da Uber para smartphones com sistema Android. De acordo com a Symantec, empresa de segurança digital que revelou o caso, os hackers por trás desse golpe utilizam o malware chamado Android.Fakeapp.

O aplicativo falso simula a interface do app oficial da Uber e pede que o usuário digite seu login e senha. Se isso acontecer, os dados pessoais são enviados a um servidor remoto.

Para enganar o usuário, o app consegue até mesmo pedir uma viagem no app verdadeira da Uber, o que dificulta a identificação do programa malicioso no smartphone.

Para evitar cair nesse ou em golpes semelhantes, a Symantec recomenda que você mantenha seus aplicativos atualizados; não instale apps que não sejam provenientes da loja Google play Store; fique atento às permissões solicitadas pelos aplicativos; e, se quiser, use uma solução de segurança no smartphone.

Em comunicado, a Uber ressalta que "como essa técnica de phishing exige que os consumidores façam o download de um app malicioso fora da Play Store oficial, recomendamos apenas fazer o download de aplicativos de fontes confiáveis. No entanto, queremos proteger nossos usuários, mesmo que tenham cometido um engano. É por isso que temos uma série de controles e sistemas de segurança instalados para ajudar a detectar e bloquear logins não autorizados, mesmo que você forneça sua senha acidentalmente."

Acompanhe tudo sobre:Androidseguranca-digitalSmartphonesUber

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não