Tecnologia

Verdadeiro criador do bitcoin diz não ser o homem encontrado

Em um post na internet, criador do bitcoin afirma não ser o homem exposto pela Newsweek na reportagem publicada ontem

Dorian S. Nakamoto saindo para dar entrevista à AP (Bloomberg)

Dorian S. Nakamoto saindo para dar entrevista à AP (Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 7 de março de 2014 às 13h37.

São Paulo – Em uma rede social da P2P Foundation, um usuário cadastrado como Satoshi Nakamoto, nome (ou psudônimo) do criador do bitcoin afirmou não ser o homem exposto pela reportagem da revista Newsweek. O usuário se registrou no fórum da P2P Foundation em 2009.

Na época, publicou um texto com informações sobre um sistema de moedas virtuais que havia desenvolvido, o bitcoin. Desde então, havia ficado inativo, sem publicar qualquer nova mensagem. Ontem, o usuário quebrou o silêncio e escreveu: Eu não sou Dorian Nakamoto, em referência ao homem que a reportagem da Newsweek afirma ser o criador do bitcoin.

Em uma mensagem no fórum Reddit, Nicolas Mendoza, colaborador da P2P Foundation, afirmou que eles estão tentando confirmar a veracidade do post.

Josef Davies-Coates, fundador da United Diversity e criador da rede da P2P Foundation, publicou no Twitter uma mensagem afirmando que o e-mail de registro do usuário é o mesmo fornecido pelo criador do bitcoin no trabalho de explicação teórica do serviço.

Davies-Coates, no entanto, diz que isso não confirma nada. Seria completamente possível que o post escrito no fórum tivesse sido publicado pelo Nakamoto exposto pela Newsweek.


Cotação

Depois do texto da Newsweek expondo o suposto criador do bitcoin, a cotação da moeda caiu.

Antes seu valor estava em 664 dólares para cada moeda. Hoje, no valor mais baixo, chegou a 627 dólares, uma queda de 5,5% no preço.

Dorian S. Nakamoto

O homem revelado pela Newsweek como o criador do bitcoin, o físico japonês naturalizado americano Dorian S. Nakamoto deu entrevista à agência de notícias AP negando que seja o criador.

Segundo ele, a confusão veio uma vez que ele não soube se expressar no momento. À AP, Dorian S. Nakamoto afirmou: Não tenho nada a ver com isso [bitcoin].

De acordo com a agência, durante a entrevista, o homem chamou o serviço repetidas vezes de bitcom (como é possível ver no vídeo abaixo) e tratou-o como se fosse um empresa convencional. É impossível saber, por enquanto, se foi uma dissimulação ou verdade.

Assista a um vídeo da entrevista de Dorian S. Nakamoto para a AP:

//www.youtube.com/embed/GrrtA6IoR_E?rel=0

Acompanhe tudo sobre:BitcoinInternet

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre