Tecnologia

Vendas de tablets sobem 11%, apesar da queda do iPad

Segundo IDC, foram vendidos 49,3 milhões tablets entre abril e junho no mundo todo


	iPads em uma Apple Store
 (Justin Sullivan/Getty Images)

iPads em uma Apple Store (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2014 às 22h31.

San Francisco - As vendas de tablets subiram 11% no mundo todo durante o segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior, um número divulgado nesta quinta-feira e que dissipa as dúvidas sobre o futuro destes aparelhos, após a constatação de uma redução das vendas de iPads.

A empresa de pesquisas de mercado IDC publicou hoje um relatório no qual mostra o número de tablets vendidos entre abril e junho no mundo todo em 49,3 milhões, 11% mais que os vendidos no mesmo período de 2013.

No entanto, este aumento das vendas de dispositivos não beneficiou o fabricante do até então tablet mais popular, o iPad da Apple, já que a companhia californiana apresentou na terça-feira resultados trimestrais nos quais as vendas deste dispositivo tinham caído 9%.

Do total de 49,3 milhões de tablets vendidos nos últimos três meses, apenas 13,3 milhões (26,9%) foram iPads.

As grandes beneficiadas pelo crescimento do mercado dos tablets não foram as empresas consolidadas como a Apple e a sul-coreana Samsung (que viu um aumento de apenas 1,6%), mas pequenos fabricantes e, principalmente, o gigante tecnológico chinês Lenovo, que vendeu 64,7% mais tablets que no mesmo período do ano passado.

Em outros mercados como o dos computadores, a Lenovo já é a maior fabricante em nível mundial, acima de companhias americanas de grande tradição como Hewlett-Packard e Dell.

"Até pouco tempo, Apple e, em menor medida, Samsung, tinham se situado à frente do mercado, quase sem sofrer impactos por parte dos concorrentes. Agora vemos como os rivais menores estão crescendo e as porções se nivelam à medida que o mercado entra em uma nova fase", opinou o analista da IDC, Jitesh Ubrani. 

Acompanhe tudo sobre:AppleGadgetsIndústria eletroeletrônicaiPadiPhoneTabletsVendas

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não