Tecnologia

Vendas de smartphones devem crescer 55% em 2011, segundo IDC

Crescimento será quatro vezes mais rápido do que o mercado amplo de telefonia

Aumento de vendas particularmente previsto em regiões emergentes como Ásia e América Latina ajudam a acelerar esse mercado (Spencer Platt/Getty Images)

Aumento de vendas particularmente previsto em regiões emergentes como Ásia e América Latina ajudam a acelerar esse mercado (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 13h57.

Londres - As vendas de smartphones, como o iPhone, da Apple, devem crescer 55 por cento neste ano, velocidade quatro vezes mais rápida do que o mercado amplo de telefonia, informou a empresa de pesquisa IDC.

A companhia informou nesta quinta-feira que o crescimento seria estimulado pelos menores preços, melhores aplicativos e pacotes de dados mais baratos, com um aumento de vendas particularmente previsto em regiões emergentes como Ásia e América Latina, onde a utilização destes aparelhos e serviços ainda está no estágio inicial.

Usuários de telefones celulares em todo o mundo estão trocando seus aparelhos com menos funções pelos smartphones, "já que estes dispositivos permitem às pessoas realizar tarefas diárias como compras e operações bancárias de qualquer lugar", disse Kevin Restivo, analista sênior do departamento do IDC que pesquisa o segmento.

O IDC espera que o sistema operacional para smartphones do Google, o Android, cresça e alcance mais de 40 por cento do mercado na segunda metade de 2011, após ter ultrapassado o Symbian, da Nokia, no fim do ano passado e se tornado o principal sistema operacional do mundo para o segmento.

Para o IDC, o Symbian, que foi dispensado pela Nokia em prol do Windows Phone, da Microsoft, deve prontamente perder mercado.

É previsto que os aparelhos Nokia Windows cheguem a mais de 20 por cento do mercado de smartphones em 2015, isso se a integração dos sistemas das companhias ocorrer sem grandes problemas.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneMicrosoftNokiaSmartphonesWindows

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp