cybermonday (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 18h11.
A "cyber Monday", dia de vendas de eletrônicos que se segue à festa do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, pode registrar novos recordes de vendas online na segunda-feira e confirmar o fortalecimento da internet como canal de comércio varejista.
"Há alguns anos as vendas online aumentam com as compras de Natal, em parte, em detrimento das lojas tradicionais", explicou RJ Hottovy, analista do centro de estudos Morningstar.
O fim de semana de Ação de Graças marca tradicionalmente o início da temporada de compras de Natal nos Estados Unidos, com ofertas enormes.
A chamada "Black Friday", na sexta-feira que se segue ao feriado de Ação de Graças, é um dos momentos mais importantes para as redes varejistas no ano.
Há alguns anos, as lojas oferecem promoções desde quinta-feira e as mantêm durante o fim de semana, que se transforma em uma festa de compras e estimula o consumo.
A segunda-feira marca o final da maratona de compras e muitas já são realizadas do local de trabalho, pela internet.
Os dados sobre as vendas estarão disponíveis nesta terça-feira, mas o grupo de entregas FedEx prevê que esta segunda-feira seja o dia "mais ativo" de sua história, com 22 milhões de pacotes enviados, 11% a mais que no ano passado (em um dia comum, a cifra é de 10 milhões de envios).
Este ano as vendas do fim de semana de Ação de Graças nas lojas tradicionais caíram, pela primeira vez desde 2009.
Esta queda é atribuída não só a uma taxa de desemprego ainda alta nos Estados Unidos e às incertezas dos consumidores sobre seus futuros gastos de saúde com a reforma do setor, mas também a um forte aumento do comércio online.
"As estatísticas sobre as vendas online foram boas este fim de semana e espero que esta tendência continue" nesta segunda-feira, destacou Hottovy.
As compras online continuaram avançando como nos anos anteriores durante o fim de semana, segundo pesquisa da Federação Nacional de Varejo (NRF).
Segundo a NRF, os norte-americanos gastaram 407 dólares cada um, em média, entre quinta e domingo, 43,7% na internet. Essas estatísticas não consideram a Cyber Monday.
A empresa especializada ComsScore constatou, em um estudo, que os norte-americanos gastaram 1,2 bilhão de dólares em compras pela internet na sexta-feira, uma cifra que representa um aumento de 15% em um ano.
Cada vez mais, os consumidores rejeitam as longas filas diante das lojas para as promoções nos locais comerciais e preferem comprar pela internet de sua casa, usando seus tablets ou telefones inteligentes.
A ComScore antecipa um crescimento de 14% a 48,1 bilhão de dólares no total para as compras da temporada de festas desde computadores fixos e de 13% a 7,1 bilhões de dólares para as compras desde plataformas móveis.
A consultora FTI Consulting prevê que, graças ao desenvolvimento, dos telefones nos Estados Unidos as vendas online alcancem 508 bilhões de dólares anuais para 2020, 14% do total de vendas de comércios varejistas. Para este ano esperam vendas de 260 bilhões de dólares.
O FTI espera um crescimento de vendas durante as festas de 4,9% em relação ao ano passado, mais que a NRF que aguarda um aumento de 3,9%.