Tecnologia

Vendas de computadores crescerão 10,5% em 2012, diz FGV

O número, se confirmado, representaria um aumento de aproximadamente 10,5% em relação ao ano passado

De acordo com o estudo, a Microsoft continua dominando a estação de trabalho das empresas, com o Windows, Explorer e Office presentes em mais de 91% (Ante Vekic/Stock;Xchng)

De acordo com o estudo, a Microsoft continua dominando a estação de trabalho das empresas, com o Windows, Explorer e Office presentes em mais de 91% (Ante Vekic/Stock;Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 14h24.

São Paulo - As vendas de computadores, entre desktops, notebooks, netbooks e tablets, devem atingir 17,9 milhões de unidades em 2012, segundo pesquisa do uso de TI no mercado brasileiro divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O número, se confirmado, representaria um aumento de aproximadamente 10,5% em relação ao ano passado, quando foram comercializados 16,2 milhões de computadores para uso doméstico e corporativo.

Para os próximos anos, a expectativa é de que a taxa de crescimento fique na faixa de 9%. "Já atingimos um alto patamar de vendas. Não quer dizer que o mercado vá ficar ruim, mas sim que ficará muito robusto, depois de atingirmos uma venda de 20 milhões de máquinas por anos", disse o coordenador da pesquisa, Fernando Meirelles, em entrevista a jornalistas. "Neste ano será vendido um computador por segundo no Brasil", acrescentou.

Segundo o levantamento, o custo anual por teclado das empresas, indicador que avalia quanto se investe pelo total de máquinas em uso nas companhias, cresceu 4% no ano passado em comparação a 2010, atingindo US$ 11,4 mil, o equivalente a R$ 19,1 mil.

Os gastos das empresas com investimento em TI, em termos de faturamento líquido, atingiram um porcentual de 7% no ano passado. "A tendência é de que esses gastos continuem subindo", disse Meirelles, acrescentando que, como comparação, o porcentual dobrou em 12 anos.

Empresas

A pesquisa apontou que, em termos de uso de Sistema Integrado de Gestão (ERP, na sigla em inglês), no ano passado, a TOTVS ficou na liderança, com uma presença em 38% das empresas consultadas pela FGV, seguida pela SAP (28%) e Oracle (16%).

"A TOTVS tem a liderança entre as empresas menores", destacou Meirelles. O levantamento apontou que entre as empresas com até 160 teclados a TOTVS tem uma fatia de mercado de 53%. Já entre as maiores, com mais de 600 teclados, a SAP lidera, com 51% de participação.

De acordo com o estudo, a Microsoft continua dominando a estação de trabalho das empresas, com o Windows, Explorer e Office presentes em mais de 91%. Entre os servidores corporativos, o Windows tem participação de 68%, seguido do Linux - que teve uma queda de 2 pontos porcentuais - com 18%. O levantamento foi realizado pela FGV com cerca de 5 mil empresas.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

United aposenta 'modo avião' com teste de Wi-Fi da Starlink usando avião da Embraer

Cofundador do OnlyFans lança plataforma rival de conteúdo adulto

Gigante chinesa HoYoverse investe em IA após queda nas receitas de jogos

Apple pode lançar iPhone 'quase todo de vidro' em 2027, diz analista