Tecnologia

Vendas de chips cresceram 6,8% em 2005, um novo recorde

Faturamento do setor atingiu 227,5 bilhões de dólares no ano passado.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.

As vendas mundiais de semicondutores (ou chips) bateram seu recorde no ano passado. De acordo com a Associação da Indústria de Semicondutores (SIA, na sigla em inglês), o setor movimentou 227,5 bilhões. O número representa um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior, quando as vendas somaram 213 bilhões de dólares.

"Apesar da alta do petróleo e dos desastres naturais, a demanda mundial por chips cresceu praticamente em todos os mercados. Eletrônicos como celulares, câmeras digitais e aparelhos de MP3 foram os grandes motores da demanda por microchips", disse o presidente da SIA, George Scalise, em comunicado oficial. O segmento de computadores pessoais - o maior comprador de chips do mercado - também contribuiu para o recorde de 2005. Segundo a SIA, a venda de PCs cresceu 17% no último trimestre do ano.

O presidente da SIA salientou o fato de que Ásia (e a China, em particular) está se consolidando como o grande fabricante de eletrônicos do mundo. "A região foi responsável por 46,6% de toda a produção de chips registrada em 2005", diz Scalise.

O cenário deve permanecer positivo em 2006. Para este ano, a SIA aposta em um acréscimo de 7,9% no faturamento das empresas de semicondutores, que poderá chegar a 245 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos