Tecnologia

Vendas de Android crescem 886% no 2º trimestre

Dados são da empresa britânica Canalys e se referem ao mercado dos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 06h46.

São Paulo - As vendas mundiais de smartphones com o sistema operacional Android, do Google, cresceram 886% no segundo trimestre em comparação com igual período em 2009. Os dados foram divulgados pela empresa de pesquisa britânica Canalys, que ressalta crescimento robusto nos Estados Unidos.

Segundo o relatório, o mercado de smartphones naquele país deu um salto de 41% no período entre maio e junho deste ano em relação ao ano passado, registrando venda de 14,7 milhões de aparelhos, um quinto das vendas mundiais de celulares inteligentes no mundo.

Os dispositivos Android conquistaram 34% do setor no trimestre, crescimento de 851%, o que o torna a maior plataforma de smartphone nos EUA - os celulares inteligentes Android também têm registrado aumento de demanda na região Ásia-Pacífico, com destaque para a China, segundo maior mercado de smartphones.

Entre os fabricantes de smartphone em todo o mundo, a Nokia segue na liderança com 38% do mercado, resultado graças à venda de smartphones baratos com Symbian. A companhia vendeu 23,8 milhões de dispositivos no segundo trimestre, salto de 41% em relação ao mesmo período de 2009.

A RIM ocupa a segunda posição com uma 18% do mercado. As vendas de telefones BlackBerry também cresceram 41% ao longo do ano, ajudado pela demanda por aparelhos como o 8250 Curve.

O iPhone, da Apple, por sua vez, cresceu 61% no trimestre, ganhando 13% da fatia do mercado mundial de smartphones, ficando em terceiro lugar.

Leia outras notícias sobre o Google

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoTecnologias sem fioVendas

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma