Tecnologia

Venda de PCs no Brasil deve crescer 9%

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, vendas devem totalizar 16,7 milhões de unidades

Do montante de vendas, os desktops responderão por cerca de 6,2 milhões de máquinas e os notebooks e netbooks por 9,1 milhões (Getty Images)

Do montante de vendas, os desktops responderão por cerca de 6,2 milhões de máquinas e os notebooks e netbooks por 9,1 milhões (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 11h16.

São Paulo - As vendas de PCs no mercado brasileiro neste ano devem crescer 9% em relação a 2011 e totalizar 16,7 milhões de unidades, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Deste montante, os desktops responderão por cerca de 6,2 milhões de máquinas e os notebooks e netbooks por 9,1 milhões, o que representa 59% de participação no mercado total de PCs.

Segundo o estudo, o aumento representa o mesmo índice registrado no ano passado, quando foram comercializados 15,3 milhões de computadores. Conforme a Abinee, com exceção de 2009, quando o mercado brasileiro de PCs fechou com o mesmo volume de vendas de 2008, o aumento de 9% projetado para este ano será o menor desde 2004.

O crescimento inercial é atribuído pela Abinee uma conjunção de fatores que vão desde a questão cambial, com a sobrevalorização do real frente ao dólar, às mudanças tecnológicas e o boom dos smartphones e tablets.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresNotebooksVendas

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre