Tecnologia

Venda de celulares cresce 15% no 1º trimestre

Segundo IDC, vendas de celulares atingiram 14,1 milhões de aparelhos entre janeiro e março


	Smartphones: até o fim do ano, a IDC prevê vendas de pouco mais de 28 milhões de celulares inteligentes no Brasil
 (REUTERS/Kim Hong-Ji)

Smartphones: até o fim do ano, a IDC prevê vendas de pouco mais de 28 milhões de celulares inteligentes no Brasil (REUTERS/Kim Hong-Ji)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 12h26.

As vendas de telefones celulares no Brasil cresceram 15 por cento no primeiro trimestre de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira a consultoria IDC.

Com o avanço, as vendas de celulares atingiram 14,1 milhões de aparelhos entre janeiro e março. Deste montante, 5,4 milhões são smartphones e 8,7 milhões são celulares simples, conhecidos como "feature phones".

Até o fim do ano, a IDC prevê vendas de pouco mais de 28 milhões de celulares inteligentes no Brasil, o que representaria 45 por cento de penetração de mercado para este tipo de aparelho e um crescimento de 79 por cento frente ao ano de 2012.

O estudo da IDC mostrou que o preço médio do smartphone passou de 439 dólares no primeiro trimestre de 2012, para 384 dólares no primeiro trimestre de 2013. O preço deve cair 69 reais, em média, depois da entrada em vigor da ‘MP do Bem' para smartphones, informou o analista da IDC, Leonardo Munin, em nota.

A participação das vendas de aparelhos para as operadoras cresceu, passando de 50 por cento do total de vendas no quarto trimestre de 2012 para 60 por cento no primeiro trimestre de 2013.

Em abril deste ano, houve um crescimento de 5 por cento neste mercado ante o mês anterior, para 5,8 milhões de unidades vendidas. Deste total 48 por cento eram smartphones e 52 por cento eram feature phones.

No mercado mundial, a venda de smartphones deve representar 52 por cento do mercado neste ano. Em 2012, esta fatia era menor que 42 por cento. Mais de 950 milhões de smartphones devem ser vendidos este ano, segundo o IDC, o que representaria um crescimento de 33 por cento frente ao ano passado.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIDCIndústria eletroeletrônicaSmartphonesVendas

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO