Tecnologia

Vem aí o acesso à internet ultra-rápido

SÃO PAULO - A empresa americana Ikanos demonstrou uma conexão para acesso à internet que oferece velocidade de 50 Mb/s no download e 28 Mb/s no upload. Isso foi feito com fios telefônicos de cobre, e não com os caros cabos de fibra óptica. O alcance é de até um quilômetro. A tecnologia empregada pela […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

SÃO PAULO - A empresa americana Ikanos demonstrou uma conexão para acesso à internet que oferece velocidade de 50 Mb/s no download e 28 Mb/s no upload. Isso foi feito com fios telefônicos de cobre, e não com os caros cabos de fibra óptica. O alcance é de até um quilômetro.

A tecnologia empregada pela Ikanos é chamada de VDSL-DMT (Very high bit-rate Digital Subscriber Line - Discrete Multi-Tone). Baseia-se no uso de radiofreqüência para transmitir dados pelo fio telefônico. Na ponta do usuário, o VDSL-DMT conecta-se a uma rede Ethernet comum. Já no lado da operadora telefônica, a conexão é com uma linha tronco de fibra óptica. O sistema tem um alto grau de compatibilidade com o ADSL.

A demonstração foi feita durante uma reunião do Comitê de VDSL. Essa organização reúne 70 empresas envolvidas com acesso rápido à internet. O Comitê deverá escolher um padrão para acesso a velocidades superiores à do ADSL comum. O VDSL-DMT é um dos candidatos mais fortes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online