Tecnologia

Veja qual app de chamada de voz gasta menos internet móvel

INFO colocou à prova os principais aplicativos de ligações para descobrir qual deles é o mais econômico e consome menos internet móvel


	Uso de smartphone
 (thinkstock)

Uso de smartphone (thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de abril de 2015 às 19h39.

Neste ano, o WhatsApp liberou o seu aguardado recurso de ligações gratuitas via internet. Com isso, a empresa chegou até mesmo a fazer as operadoras repensarem o futuro do serviço de telefonia.

Contudo, este não é o primeiro nem o único app a oferecer chamadas de voz em smartphones. Concorrentes como Viber e Skype fazem isso há alguns anos.

INFO colocou à prova os principais aplicativos de ligações por internet para descobrir qual deles é o mais econômico para você.

Apesar de ser o mais falado do momento, o WhatsApp não é o aplicativo de ligações mais econômico, nem o mais gastão. Um minuto de ligação do app consumiu 0,45 MB do plano de dados, segundo testes realizados no INFOlab.

A qualidade das chamadas não foi a melhor, mas era possível ouvir a pessoa do outro lado da linha na maior parte do tempo – desde que ambos estivessem em locais com bom sinal de internet móvel.

Pouco conhecido, o KakaoTalk foi o aplicativo mais econômico para conversar com alguém pela web. Foi consumido somente 0,31 MB durante um minuto de ligação.

A qualidade da chamada, no entanto, foi baixa, um pouco inferior à do WhatsApp, para efeito de comparação.

O app que mais gastou a franquia de dados do smartphone foi o Skype. Apesar de ser pioneiro entre os serviços testados, foi consumido 0,9 MB em um minuto de ligação.

Isso, contudo, não se refletiu em uma melhoria significativa do áudio da ligação. Nesse quesito, a similaridade com o WhatsApp é facilmente perceptível.

Se o que você procura é o equilíbrio entre um baixo consumo de internet móvel e um som límpido na chamada de voz, os dados do INFOlab mostram que o Line é a melhor opção.

O consumo de dados não foi exatamente baixo, mas foi o que menos gastou para oferecer uma ligação estável e com bom som. Outra opção mais amplamente usada é o Messenger, do Facebook, que gastou 0,34 MB por minuto nos testes. O app tem um recurso de ligações parcialmente escondido.

Para acessá-lo, é preciso abrir a janela de chat de um contato e ir ao ícone que mostra mais informações.

Aplicativo Consumo médio de dados por minuto (MB)
imo 0.342
Messenger 0.396
Line 0.401
Skype 0.900
Kakao Talk 0.310
Viber 0.725
WhatsApp 0.455

Agora, confira a tabela a seguir que mostra, além dos dados de consumo dos aplicativos, quanto tempo levaria para esgotar a franquia de dados nos planos mais baratos oferecidos pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo.

Operadora Franquia do plano MBs diários Custo total (R$) Custo por MB (R$) imo (min) Messenger (min) LINE (min) Skype (min) Kakao Talk (min) Viber (min) WhatsApp
Tim 10 10 0,75 0,075 29 25 25 11 32 14 22
Claro 10 10 0,75 0,099 29 25 25 11 32 14 22
Vivo 15 15 0,99 0,066 44 38 37 17 48 21 33
Oi 40 5,7 2,9 0,073 17 14 14 6 18 8 13

Nos testes do INFOlab, os smartphones usados eram um Motorola Moto Maxx com sistema Android 5.0 Lollipop e um Samsung Galaxy A5 também com Android 4.4.4 KitKat.

As operadoras usadas no teste foram Claro e Vivo. Quando o sinal dos aparelhos estava em Edge, as chamadas não puderam ser completadas por nenhum aplicativo testado.

É importante ressaltar que todos os apps que fazem chamadas de voz também funcionam em redes Wi-Fi e, nesse caso, não há gasto de internet móvel, sendo este o cenário de uso mais indicado.

*Colaborou Leonardo Veras

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetIndústria eletroeletrônicaINFOInternetSkypeSmartphonesTelefoniaWhatsApp

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não