Tecnologia

Veja o protótipo do smartphone modular do Google funcionando

O Google mostrou nesta semana o primeiro vídeo com um protótipo do Projeto Ara funcionando. A empresa também anunciou a segunda conferência para desenvolvedores


	Projeto Ara: Google mostrou primeiro vídeo de um protótipo funcionando
 (Divulgação/Google)

Projeto Ara: Google mostrou primeiro vídeo de um protótipo funcionando (Divulgação/Google)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 12h48.

São Paulo – O Projeto Ara, do Google, é uma coisas mais bacanas da tecnologia acontecendo atualmente. A ideia é criar um smartphone que seja montado pelo usuário.

O aparelho é todo dividido em módulos. Cada um deles tem uma função para o smartphone – processador, memória, armazenamento, câmera, etc.

Esta semana o Google divulgou um vídeo mostrando um dos protótipos em funcionamento. O vídeo mostra o interior do NK Labs, o laboratório de engenharia que vem desenvolvendo o smartphone, em Boston.

No vídeo (que está no final deste texto) é possível ver como o smartphone é montado usando pequenas peças. Ele parece funcionar bem (para um protótipo), apesar da lentidão de resposta do aparelho.

A expectativa é que no futuro todos smartphones sejam assim. Isso traria alguns benefícios para os usuários. Seria possível, por exemplo, melhorar a câmera (pular de 8 MP para 12 MP) sem que seja preciso trocar de aparelho. Um problema no processador não significaria jogar o telefone todo fora, bastaria trocar a peça com problema.

Acredita-se que com os telefones modulares o preço médio de um smartphone irá cair, assim como os impactos ao meio ambiente (graças a uma produção menor de peças).

O aparelho mostrado no vídeo é a primeira geração do protótipo – chamado de Spiral 1. Outro modelo ainda não mostrado, o Spiral 2, deve trazer mais espaço para que desenvolvedores criem inovações.

O Spiral 2 será mostrado na segunda conferência que o Google fará para passar informações sobre o Projeto Ara para desenvolvedores. Ela acontecerá no dia 14 de janeiro na sede do Google, na Califórnia, e no dia 21 de janeiro em Singapura.

Veja o vídeo (em inglês) do Projeto Ara:

//www.youtube.com/embed/4qsGTXLnmKs?rel=0

Acompanhe tudo sobre:Boston (Massachusetts)CalifórniaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEngenhariaGoogleIndústria eletroeletrônicaInovaçãoSingapuraSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não