Hololens: para utilizar o Windows Holographic, o usuário precisa ter o Windows 10 instalado e os óculos de realidade virtual da empresa (Divulgação/Microsoft)
Da Redação
Publicado em 17 de agosto de 2016 às 17h52.
São Paulo – A Microsoft quer revolucionar a computação reunindo realidade aumentada, realidade virtual e o mundo real. O novo recurso foi apresentado pela empresa durante o Fórum de Desenvolvedores da Intel e foi batizado de Windows Holographic.
O usuário precisará das HoloLens, um par de óculos de realidade aumentada que está sendo desenvolvido pela empresa. Além do gadget, será preciso um computador com Windows 10 instalado. O sistema receberá uma atualização no próximo ano e permitirá que PCs tradicionais executem a ferramenta e as aplicações associadas à realidade mista do Windows.
O Holographic contará com recursos de multitarefa e terá a capacidade de rodar aplicativos em 3D e 2D ao mesmo tempo. Em um vídeo publicado no blog oficial da empresa, a plataforma é utilizada para anotar eventos no Outlook e até para pedir ajuda para a Cortana, a assistente pessoal do Windows. Todas as ações são realizadas em um ambiente que mistura realidade virtual com mundo real.
O sistema ainda terá suporte para mouses via Bluetooth. Também será possível usar uma interface de movimento, que talvez faça mais sentido dentro de um mundo de realidade virtual.
A tecnologia foi criada a partir de uma colaboração entre Intel e Microsoft. Por conta disso, o Windows Holographic poderá se conectar com o Project Alloy, o próximo headset de realidade virtual da Intel.
Nosso objetivo comum [da Intel e da Microsoft] é permitir que os nossos parceiros de hardware construam uma ampla gama de dispositivos para o mercado consumidor e de negócios tradicionais, afirmou Terry Myerson, vice-presidente do Windows e de dispositivos da Microsoft, em uma publicação no blog.
Veja como o Windows Holographic irá funcionar no vídeo (em inglês) abaixo: