Tecnologia

Veja como é uma explosão nuclear no espaço

Vários testes com bombas atômicas foram feitos durante a Guerra Fria. Um deles foi suborbital e produziu imagens impressionantes. Veja elas no vídeo a seguir


	Bomba nuclear: os testes atmosféricos pararam de ser feitos em 1963
 (Divulgação/Divulgação)

Bomba nuclear: os testes atmosféricos pararam de ser feitos em 1963 (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2015 às 09h47.

São Paulo -- As primeiras imagens feitas de explosões atômicas revelaram uma nuvem de fumaça e radioatividade no formato de um cogumelo. No entanto, nuvens de cogumelo não são formadas no espaço após uma explosão atômica. Nós sabemos disso, porque testes já foram feitos.

No dia 9 de julho de 1962, no Havaí, os EUA carregaram um míssil com uma arma nuclear. Apelidada de Thor, a bomba foi lançada a mais de 386 mil metros do céu. Ela tinha um rendimento explosivo de 1,45 megaton. Era cerca de 100 vezes mais forte do que a bomba jogada sobre Hiroshima.

A explosão "controlada" foi um dos cinco testes suborbitais realizados pelos EUA durante a Guerra Fria. Uma vez detonadas, as ogivas não só geravam calor e luz, mas também uma incrível quantidade de raios x e raios gama.

Efeitos da explosão foram sentidos a milhares de quilômetros de distância. Aviões tiveram surtos elétricos, lâmpadas explodiram e uma aurora gigante floresceu no céu. Um campo eletromagnético foi criado acima da Terra.

Os testes atmosféricos pararam de ser feitos em 1963, quando o presidente norte-americano John Kennedy assinou o Tratado de Proibição Total de Ensaios. No entanto, as imagens desses ensaios ainda podem ser vistas na internet. 

O vídeo abaixo (em inglês) é parte de um documentário, que mostra cenas dos testes nucleares durante a Guerra Fria. Ele mostra como é uma explosão nuclear no espaço.

https://youtube.com/watch?v=6YcXkaUlqug%3Fstart%3D360%3Brel%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)GuerrasInfraestruturaPaíses ricosTestes nucleares

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro